Após o período de descanso nas férias de fim de ano, centenas de alunos de escolas particulares de Belém voltam à rotina na próxima semana. De acordo com o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Pará (Sinepe), cada instituição tem autonomia para decidir sobre a volta das atividades neste primeiro semestre de 2024. A única regra é que as escolas cumpram a carga horária anual que é de 200 dias letivos.
Segundo o Sinepe, a rede privada de ensino associada ao sindicato atende aproximadamente 150 mil alunos, da educação infantil ao ensino superior, e tem 83 escolas associadas em todo o Pará. O órgão representante destaca ainda que o retorno das aulas na rede privada pode ser feito em um único dia ou intercalado para cada nível, desde o fundamental até o de graduação superior.
Prevenção
Em tempos que os novos casos de doenças respiratórias têm chamado a atenção da população, o sindicato informou que já repassou as orientações preventivas a viroses ou síndromes gripais e que, ao longo dos últimos anos, as escolas associadas fizeram investimentos em segurança sanitária estando, assim, todos os estabelecimentos totalmente adequados para seguir os protocolos sanitários vigentes e aprovados pelas autoridades de saúde.
Conteúdos relacionados:
- Quer economizar na compra do material escolar? Veja aqui
- Exposição "Répteis do Bosque" apresenta mais de 20 espécies
- Belém retoma vacinação contra a covid nos postos
Preparativos
Fernanda Leal, que é mãe da pequena Maria Clara Leal, de apenas 8 anos, contou que já está quase tudo pronto para o retorno das aulas. “Ela é uma menina que gosta muito da escola. Então, passar esse período longe foi bem diferente na rotina. Nas férias, por exemplo, convidamos as amiguinhas para vir em casa, outras para sair, tudo para não a deixá-la tão ansiosa. Mas ela não vê a hora de voltar a estudar no dia 23 de janeiro”, disse.
A mãe também revelou estratégias para economizar neste início de ano com a lista de materiais. “Em casa buscamos colocar em prática o consumo consciente. Então, já listamos tudo que será preciso renovar e o que vai dar para reutilizar. A Maria está indo para o 4º ano, então um dos itens que precisa ser trocado é a mochila, que está com valores bem elevados. Mas as lapiseiras, estojos e outros produtos mais duráveis, por exemplo, vamos reaproveitar”, explica.
Quer ler mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Rede pública
A rede pública também já está se preparando para o retorno do calendário escolar. Nas redes municipal e estadual de ensino, as aulas estão previstas para iniciar no dia 29 de janeiro de 2024. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), o movimento inédito de ajustar o calendário escolar com os municípios, é fundamental para melhorar e apoiar as equipes escolares e familiares dos alunos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar