A operação “Verão 2024”, que envolve os órgãos de segurança pública do Governo do Estado, segue neste último final de semana das férias nos balneários e praias para garantir a tranquilidade dos banhistas.
Em Salinópolis, nordeste paraense, que é um dos destinos mais procurados, a Polícia Militar (PM) e Polícia Civil (PC) realizaram duas ocorrências de trânsito, na tarde deste sábado (27). Na primeira delas, um condutor foi detido por fazer manobras perigosas, o chamado “zerinho”, que é quando o motorista faz círculos com o veículo em alta velocidade. No entanto, antes da abordagem o condutor fugiu do local, mas teve o veículo retido e encaminhado para o pátio de retenção.
Na segunda ocorrência, os agentes de trânsito perceberam um veículo sem condutor com indícios de abandono como prevê o artigo 279-A do CTB. Como a maré estava subindo, o veículo foi retirado pelo Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA). No momento da remoção, um dos passageiros desacatou a guarnição, que deu voz de prisão, apresentando o veículo e o indivíduo na delegacia de Polícia Civil.
Os agentes de segurança, que totalizam cerca de 5,6 mil profissionais, seguem presentes com ações ostensivas contra qualquer tipo de crime em 92 localidades paraenses. Uma destas ações é o combate à poluição sonora, na praia do Atalaia, em Salinópolis, por meio da operação ‘Patrulha do Silêncio’, que fiscaliza o uso de sons automotivos acima do limite previsto em lei.
Conteúdo Relacionado
- Movimento intenso no último fim de semana das férias
- PRF: mais de 30 pessoas morrem em acidentes em julho no Pará
Nestes casos, o relatório da Central de Atendimento e Despacho instalado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), aponta que o número de ocorrências por perturbação da tranquilidade entre 18h do dia 26 e as 6h do dia 27 aumentou em mais de 220% em relação ao final de semana passado. No entanto, todas as ocorrências foram prontamente atendidas e dirimidas pelas equipes policiais em Salinópolis.
Quer ler mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Na realidade, a prontidão dos órgãos de segurança se mostra eficaz nas ocorrências, como no caso das ocorrências de trânsito na faixa de areia da praia do Atalaia, em Salinópolis. Por exemplo, no último dia 23 de junho, quando efetivos já estavam a serviço naquele local, a PM fez a detenção de Gleison Soares, conhecido como “Mago das Unhas”.
Os policiais prenderam quando Mago das Unhas fazia o famoso "zerinho” na areia com seu carro de luxo, uma BMW. Ele foi detido e encaminhado para unidade penitenciária de Salinópolis, onde segue custodiado.
Além disso, equipes do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), além dos salva vidas, estão atentos aos casos de carros “engolidos” pelo mar, na praia do Atalaia, que tem sido cada vez mais comum. Por exemplo, no último dia 14 de julho, vídeos mostram um condutor que precisou subir no teto do veículo após a subida da maré, até a chegada do resgate.
Em outro vídeo, no dia 23 de julho, imagens mostram uma picape abandonada na areia e que ficou submersa após a subida da maré. Equipes do CBM foram até o local com motos aquáticas, que constataram que não havia vítimas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar