
Após a morte do cantor Gutto Xibatada por complicações da mpox, a população paraense se viu assustada e buscou informações seguras sobre a situação da doença.
Por isso, a Prefeitura de Belém, em ação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), anunciou a distribuição de material informativo sobre a doença em mais de 80 unidades de saúde da capital paraense. Esta iniciativa busca fornecer informações precisas à população.
Leia também
- Sesma e Sespa reforçam que não há surto de Mpox no Pará
- MPox: entenda mais sobre a doença e como se proteger
A ação ocorre após a coletiva de imprensa conjunta para esclarecer a população sobre os casos de mpox identificados recentemente. As autoridades de saúde foram enfáticas ao afirmar que não há surto da doença em Belém nem no estado do Pará e que todas as ações de monitoramento continuam sob rigoroso controle.
Quer receber informações seguras sobre a mpox na tela do seu celular? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
A cartilha disponibilizada aos cidadãos contém:
- Informações detalhadas sobre os sintomas da mpox;
- Formas de transmissão da doença;
- Métodos de prevenção recomendados;
- Cuidados necessários em caso de suspeita.
O material representa uma ferramenta essencial no combate à desinformação e às notícias falsas que circulam sobre a doença.
"Trata-se de uma ação estratégica. Vamos manter a população informada de maneira qualificada, para que as pessoas tenham conhecimento e acesso a um material consultivo que ofereça maior segurança com as informações disponibilizadas. É preciso uma população calma e atenta, ciente também do diagnóstico adequado que tem sido realizado e das precauções determinadas pelo Ministério da Saúde", esclareceu o secretário de saúde de Belém, Rômulo Nina.
A entrega do folder informativo ocorrerá nas unidades de saúde com o apoio dos gerentes distritais administrativos e dos líderes das unidades básicas de saúde, responsáveis por garantir que esse conteúdo alcance a população de forma ampla e eficaz.
As comunidades atendidas por essas unidades também receberão benefícios com a multiplicação das informações, o que reforça o trabalho educativo desenvolvido pela rede municipal de saúde.
Pontos de distribuição
Os cidadãos da grande Belém podem obter o material informativo em:
- Unidades Básicas de Saúde;
- Unidades de Pronto Atendimento;
- Hospitais municipais;
- Centros de Referência em Saúde.
Para mais informações, a população deve procurar a unidade de saúde mais próxima ou consultar os canais oficiais de órgão de saúde.
Veja os locais de referência para atendimento:
Nas Unidades de Saúde o atendimento ocorre de 8h às 16h). Confira os endereços:
- UMS Jurunas: Rua Eng. Fernando Guilhon, S/N – Jurunas;
- UMS Telégrafo: Rua do Fio, S/N – Telégrafo;
- UMS Satélite: Trav. WE-8, S/N – Coqueiro;
- UMS Icoaraci: Rua Manoel Barata, 840 – Icoaraci
Enquanto isso, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) têm atendimento 24h:
- UPA Sacramenta: Avenida Dr. Freitas, 860 – Sacramenta;
- UPA Icoaraci: Rua Paraíso, S/N – Parque Guajará.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar