
A chef de cozinha e empreendedora Petra Marrom, 31, sempre atuou com o veganismo e começou a empreender em 2018 com delivery dos pães, bolos e tortas veganas que fazia. Em 2023, após a pandemia, abriu um espaço físico na Rua João Balbi: a padaria Verderosa. Ela afirma que o número de padarias vem realmente crescendo no país e aqui no Pará não é diferente, mas se destacam as que apostam na versatilidade dos produtos.
“Uma vez por mês fazemos um brunch aqui ofertando aos clientes um café da manhã com um buffet especial, além do cardápio fixo. Padaria é um conceito de negócio muito querido pelos brasileiros e paraenses e quando essa padaria ainda oferece várias refeições como café da manhã, almoço e lanche da tarde, acaba virando um grande ponto de encontro onde as pessoas gostam de entrar. E estamos pensando inclusive em abrir à noite”, antecipa.
A empresária diz que criou a padaria a partir do que sentia falta enquanto consumidora vegana no segmento e por outras pessoas que possuem algum tipo de restrição alimentar. “Há pessoas que vêm almoçar e lanchar aqui todos os dias. Existem uma parcela considerável a população que busca sim uma alimentação mais saudável e consciente, compassiva com o meio ambiente, sendo veganos ou não. Somos uma padaria que abraça vários segmentos de pessoas que apreciam todos os tipos de comida. O número de clientes só aumenta a cada mês”, assegura a chef, que emprega outras 7 pessoas.
Quer saber mais notícias da culinária paraense? Acesse nosso canal no Whatsapp
A dentista e professora universitária Carolina Feio Barros, 43, conheceu a padaria vegana pela primeira vez quando voltou pra Belém vinda de Macapá em 2022. “Queria muito opções veganas na cidade e me encantei com a padaria Verderosa porque é uma proposta original de padaria por ser vegana e, além disso, trazer uma reafirmação da nossa culinária amazônica por utilizar ingredientes regionais”, destacou.
O Armazém 25 está há 13 anos no ramo é uma das padarias mais versáteis e tradicionais da cidade. Hoje emprega mais de 130 pessoas nas unidades no setor de produção e nas unidades dos bairros do Marco e Umarizal. A gerente da unidade do Marco, Wilma Ferreira, ressalta que o movimento de padarias é muito sazonal mas vem se mantendo estável, principalmente aos finais de semana, quando as vendas crescem mais, por conta de atrativos como almoço e café da manhã.
“Funcionamos das 6h às 21h horas diariamente com buffets de café da manhã, almoço e lanche apenas na unidade Umarizal. Na Unidade da Avenida Rômulo Maiorana oferecemos apenas o buffet de café e lanche. Mas essa versatilidade agrada muito aos clientes. Temos um mix de pães, tortas, massas e até sopas muito gostosos e diversificado e buscamos nos aprimorar cada vez mais para ampliar o mercado e fidelizar cada vez mais os clientes”, coloca.
Essa fidelidade está representada na figura da costureira e dona-de-casa Elma Lisboa, de 79 anos que diariamente vai ao Armazém da 25 comprar pão e fazer o lanche da tarde. “Já frequento aqui desde a inauguração, há mais de 10 anos. Compro muitos pães e bolo de chocolate para o meu neto. Muitas vezes não há o que comer em casa e venho aqui fazer um lanche e resolvo meu problema. Os produtos aqui são muito bons e variados”, avalia.

PARA ENTENDER
Fatores que podem atrair clientes em uma padaria:
- Mix de Produtos - A diversidade de produtos é um dos principais atrativos. Padarias que oferecem uma variedade de pães, lanches, refeições, opções saudáveis e produtos artesanais tendem a atrair mais clientes. A inovação no cardápio, como opções veganas ou sem glúten, também pode ser um diferencial.
- Localização – a localização é crucial. Padarias situadas em áreas de grande movimento, como centros comerciais, bairros residenciais ou próximos a escritórios, geralmente atraem mais clientes. A facilidade de acesso e a visibilidade são fatores determinantes. Ambiente e tamanho do espaço - Um espaço acolhedor e bem projetado, que oferece conforto para os clientes, pode ser um grande atrativo. Ambientes que permitem a socialização e o trabalho, com Wi-Fi e mesas adequadas, estão se tornando cada vez mais populares.
- Atendimento ao Cliente: Um bom atendimento pode fazer toda a diferença. Funcionários treinados que oferecem um atendimento amigável e eficiente podem fidelizar os clientes.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar