
Diante de uma sociedade cada vez mais exigente, práticas sustentáveis deixaram de ser diferencial para se tornarem essenciais à sobrevivência dos negócios — inclusive no varejo. Para dar luz a importância dessas práticas, o DIÁRIO DO PARÁ lança o primeiro caderno especial do Varejo Sustentável, que sairá mensalmente, 100% digital.
O fascículo já está disponível e pode ser acessado do site do DIÁRIO DO PARÁ.
Uma necessidade dos consumidores
Um levantamento da Opinion Box em parceria com a Neogrid aponta que quase 40% dos consumidores estariam dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis. Para 7% dos entrevistados, a responsabilidade ambiental é fator decisivo na hora da compra.
A pesquisa, realizada com mais de 2 mil pessoas em todo o Brasil, também mostrou que 26% dão grande importância a embalagens sustentáveis nos supermercados, enquanto 49% consideram esse fator relevante, ainda que em menor grau.
Outro estudo, o Relatório do Varejo 2024, feito pela Adyen, revela que 46% dos brasileiros se preocupam com a atuação social e ambiental das empresas — o segundo maior índice global, atrás apenas da Índia. Já na edição de 2025, 63% disseram ser mais fiéis a marcas com propósito social claro; 24% desejam embalagens mais ecológicas e 57% pagariam mais por produtos com origem ética.
De acordo com projeções da consultoria McKinsey em parceria com a FGV, o mercado de produtos e serviços sustentáveis deve crescer 12% ao ano no Brasil, alcançando R$ 500 bilhões até o fim de 2025. O cenário reafirma: investir em sustentabilidade é também investir na permanência e competitividade no setor varejista.
Para abordar melhor o tema, a partir deste final de semana, o DIÁRIO DO PARÁ publica o caderno especial 100% digital com práticas voltadas para a sustentabilidade. Confira o caderno clicando aqui.

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