
Depois de finalizar as matrículas em Belém e região metropolitana, o Detran iniciou, ontem, 18, mais uma fase do programa CNH Pai D’égua, edição especial Mães Atípicas. Desta vez, serão contempladas mulheres residentes nas regiões do Marajó, Abaetetuba, Capanema, Paragominas, Tucuruí e municípios da região.
De acordo com o edital, podem participar mães inscritas e atualizadas no CadÚnico até 28 de fevereiro de 2025. É preciso apresentar laudo médico do filho ou filha com CID da deficiência, emitido exclusivamente por médico da rede pública de saúde (SUS), e que não possuam Renach ativo aberto. Outros requisitos também estão previstos no edital.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site cnhpd.detran.pa.gov.br, até amanhã, 20 de agosto. Nessa fase, não é necessário apresentar documentos. As candidatas devem apenas preencher o formulário eletrônico. A lista de aprovadas será divulgada no dia 3 de setembro.
Com esta nova fase de inscrições, as mães atípicas interessadas em participar desta edição especial do programa CNH Pai D’égua, devem acessar o site do programa, ler todo o edital e atentar-se para o município onde mora, a região de abrangência, bem como o período de inscrição para cada localidade. O programa CNH Pai D’égua amplia o acesso à habilitação gratuita, além de garantir autonomia para as beneficiadas destas regiões, que enfrentam desafios na rotina de cuidado com seus filhos. Ao todo, são disponibilizadas 600 vagas para mães atípicas, ou seja, aquelas que têm filhos com deficiência física ou intelectual, síndromes raras, transtornos neurológicos, distúrbios do espectro autista ou doenças crônicas que demandam cuidados contínuos e especializados.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
A ação integrada dá segmento à política estadual de inclusão social e mobilidade. “O Governo do Estado também quer fazer parte dessa rede de apoio tão necessária. Além de oportunizar uma vaga no mercado de trabalho, a CNH pode ajudar essas mães a adquirirem um veículo e, assim, facilitar o cotidiano e cuidados especiais dessas famílias”, explica a diretora-geral do Detran, Renata Coelho.
Municípios
Nesta nova etapa, estão contemplados os municípios de Afuá, Anajás, Augusto Corrêa, Abaetetuba, Acará, Aurora do Pará, Breves, Breu Branco, Bonito, Bragança, Bagre, Baião, Bujaru, Colares, Concórdia do Pará, Curuçá, Cachoeira do Arari, Chaves, Curralinho, Cachoeira do Piriá, Capanema, Capitão Poço, Cametá, Dom Eliseu, Garrafão do Norte, Goianésia do Pará, Igarapé-Açu, Inhangapi, Irituia, Igarapé-Miri, Ipixuna do Pará, Mãe do Rio e Limoeiro do Ajuru.
Na lista constam também Melgaço, Muaná, Magalhães Barata, Maracanã, Marapanim, Mocajuba, Moju, Nova Esperança do Piriá, Nova Timboteua, Novo Repartimento, Ourém, Oeiras do Pará, Peixe-Boi, Primavera, Ponta de Pedras, Portel, Paragominas, Pacajá, Quatipuru, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, São Sebastião da Boa Vista, Soure, São Caetano de Odivelas, São Domingos do Capim, São Francisco do Pará, São João da Ponta, São Miguel do Guamá, Santa Maria do Pará, Santo Antônio do Tauá, Salinópolis, Santarém Novo, São João de Pirabas, Santa Luzia do Pará, Terra Alta, Tomé-Açu, Tracuateua, Tucuruí, Tailândia, Ulianópolis, Vigia e Viseu.
Para saber mais, acesse a edição eletrônica do jornal Diário do Pará
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar