
Em um momento de grande expectativa econômica e religiosa para os paraenses, o mês de outubro marca não apenas a proximidade da maior celebração católica do estado — o Círio de Nazaré — mas também a movimentação da economia local por meio de medidas estratégicas do governo. Desde 2019, a gestão estadual volta a antecipar o pagamento de parte do 13º salário aos servidores públicos.
Nesta quarta-feira (1º), o governador do Pará, Helder Barbalho, e a vice-governadora, Hana Ghassan, anunciaram pelas redes sociais que a primeira parcela do 13º será paga nos dias 7 e 8 de outubro.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Câmara aprova isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil
- Pix tem "botão de contestação" a partir desta quarta; veja como usar
- Senado proíbe empréstimo consignado não autorizado
“Estou aqui mandando uma mensagem para o governador, uma mensagem boa, que todo mundo está esperando”, afirmou a vice-governadora no início do vídeo publicado online, em tom descontraído.
De acordo com o governador, o pagamento de 50% do 13º salário — antes do Círio — beneficia não apenas os mais de 161 mil servidores, incluindo ativos, inativos e pensionistas, mas também injeta cerca de R$ 661 milhões na economia paraense, movimentando setores como comércio e serviços em todo o estado.
“Como a gente faz todos os anos, vai sair a primeira parcela do 13º. O Círio de Nazaré é o Natal dos Paraenses. Para todo mundo poder estar com o dinheiro na conta, todo mundo receberá 50% do seu salário. Você servidor, ativo e inativo, já pode se preparar que nos dias 7 e 8 de outubro, o dinheiro tá na conta”, afirmou Helder Barbalho.
A ação é possível, segundo o governo, graças à organização das contas públicas e ao equilíbrio fiscal mantido pela gestão estadual.
Quer receber mais notícias do Pará? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
Calendário de pagamento da primeira parcela do 13º salário:
- Dia 07 (terça-feira) – Inativos militares e pensionistas civis; militares e inativos civis e pensões especiais/Seplad.
- Dia 08 (quarta-feira) – Controladoria Geral, Vice-Governadoria, Casa Civil, Casa Militar, Procuradoria Geral, Defensoria Pública, Sedap, Sectet, Sefa, Seplad, Semas, Secult, Seel, Sedeme, Seju, Sedop, Sespa, Seaster, Setran, Secom, Setur, Seac, Semu, Seaf, Sepi, Seirdh, Secir, NGTM, NEPMV, NGPR, Artran, NGPM, Fadep, Corpo De Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Segup, Adepará, Arcon, Codec, Ceasa, Cohab, PCE/PA, Detran, Egpa, Emater, FCG, FCP, Fasepa, Funtelpa, Fapespa, Hospital De Clínicas, Hospital Ophir Loyola, Fundação Hemopa, Santa Casa De Misericórdia, Imetropará, Iasep, Igepps, IOE, Iterpa, Jucepa, Prodepa, Seap, Uepa, Ideflor-Bio, Cph, Fundação Parápaz e Seduc (capital e interior).
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar