
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em Belém nesta quinta (02) e sexta-feira (03) de outubro para cumprir uma agenda oficial voltada à entrega de obras e ao anúncio de investimentos estratégicos para a capital paraense. As ações integram o pacote de preparativos para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada na cidade em novembro deste ano (2025).
Entre os compromissos, está a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Una, localizada no bairro do Telégrafo. A obra foi iniciada ainda em 2008 e enfrentou três paralisações ao longo da execução, sendo retomada em fevereiro de 2025, com recursos do Ministério das Cidades. Agora concluída, a unidade representa um avanço significativo para o sistema de saneamento básico da capital.
Conteúdos relacionados:
- Marajó: Lula inaugura creche que ficou com obra paralisada por mais de 10 anos
- Helder, Hana, Jader Filho e Lula inauguram o Parque Linear da Nova Doca
- Veja os quiosques de alimentação no parque linear da Doca
A ETE Una tem capacidade para atender cerca de 90 mil pessoas e deve beneficiar diretamente dez bairros de Belém. A estação também abrangerá áreas com intervenções previstas para a COP 30, como o projeto da Nova Doca e o Complexo do Ver-o-Peso, dois dos pontos mais simbólicos de Belém que estão no foco das ações de infraestrutura do governo federal para o evento internacional.
O presidente Lula visitará as instalações da estação nesta quinta-feira (02), a partir das 16h, acompanhado do ministro das Cidades, Jader Filho, que também tem atuação direta nas obras em curso voltadas à preparação da COP 30. A presença dos dois reforça o posicionamento do governo federal no sentido de garantir a entrega de obras estruturantes e ampliar o acesso ao saneamento em áreas historicamente desassistidas da cidade.
INAUGURAÇÃO DA NOVA DOCA
Ainda nesta quinta-feira, às 18h30, Lula e Jader Filho participam da inauguração do Parque Linear da Nova Doca, uma das principais intervenções urbanísticas previstas no conjunto de melhorias para a cidade. O novo espaço integra a estratégia de revitalização urbana e ambiental de Belém, que busca promover mais qualidade de vida para a população e valorização do entorno.
Durante o evento de inauguração do parque, o governo federal também anunciará novos investimentos voltados à drenagem urbana na capital. O objetivo é combater um dos principais problemas enfrentados pela população em períodos de chuva e garantir melhor infraestrutura para a cidade que vai sediar um dos maiores eventos globais sobre o clima.
Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!
As atividades presidenciais em Belém representam o compromisso do governo com o legado da COP 30 e com a transformação estrutural da cidade. Com foco em saneamento, mobilidade e recuperação de áreas estratégicas, as ações buscam garantir que a capital paraense esteja preparada para receber delegações internacionais e, ao mesmo tempo, oferecer melhorias permanentes à sua população.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar