plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
TENHA CUIDADO!

Defesa Civil emite alerta severo sobre chuva e vendaval

O alerta severo da Defesa Civil sobre chuvas intensas e risco de alagamento surpreendeu a população nesta véspera de Natal.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Defesa Civil emite alerta severo sobre chuva e vendaval camera Reprodução

A segurança pública e a preservação da vida dependem, cada vez mais, da agilidade com que a informação circula entre as autoridades e a população. Em situações em que variações climáticas podem alterar a rotina em poucos minutos, a tecnologia se torna uma aliada indispensável para antecipar riscos e orientar comportamentos.

Nesta quarta-feira (24), véspera de Natal, moradores de Belém receberam em seus aparelhos celulares uma notificação de emergência emitida pela Defesa Civil, classificando a situação como um "alerta severo", informando sobre a possibilidade de chuvas intensas, risco de vendaval e alagamento na região.

Leia também:

Pelo alerta, a orientação oficial solicita que os cidadãos evitem sair de casa e permaneçam em locais seguros, além de ressaltar que qualquer pessoa pode ligar para o número 193 em caso de emergência.

Alerta vira assunto na internet

Apesar Belém estar sob chuva desde cerca de 16h, muitos moradores de Belém foram pegos de surpresa pelo alerta sobre o risco de alagamento e vendaval. Nas redes sociais, o tema virou assunto de conversa e memes.

Natal de chuva

Essa instabilidade climática coincide com o período das festividades de fim de ano, conforme detalhado pelo Boletim Especial de Natal da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Sema) e pelo Instituto Nacional de Metereologia (Inmet).

Para a Região Metropolitana de Belém, a previsão indica um cenário típico da estação chuvosa, com temperaturas oscilando entre 23 graus e 31 graus, acompanhadas de alta umidade. Na véspera de Natal, dia 24, o céu deve permanecer parcialmente nublado pela manhã, com aumento das nuvens e pancadas de chuva ao longo da tarde. Já para a noite de Natal, no dia 25, os modelos meteorológicos apontam que a chuva pode ocorrer de forma mais persistente, concentrando-se entre o fim da tarde e o período noturno.

A formação dessas nuvens densas e as chuvas convectivas são influenciadas pela combinação do fenômeno La Niña no Oceano Pacífico com o aquecimento do Atlântico Tropical Norte. Esse conjunto de fatores reforça a instabilidade atmosférica na Amazônia, resultando no padrão de calor intenso seguido por precipitações moderadas a fortes, que podem vir acompanhadas de trovoadas isoladas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias