plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Barros Barreto promove videocurso sobre sarampo

A Rede Universitária de Telessaúde e Telemedicina do Hospital Barros Barreto promove nesta terça-feira, 12, das 9h às 11 h, uma videoconferência sobre sarampo, com a médica Dra. Ana Cláudia Damasceno.  Para debater o assunto, participam profissionais e es

twitter Google News

A Rede Universitária de Telessaúde e Telemedicina do Hospital Barros Barreto promove nesta terça-feira, 12, das 9h às 11 h, uma videoconferência sobre sarampo, com a médica Dra. Ana Cláudia Damasceno. Para debater o assunto, participam profissionais e estudantes da área da Saúde. Serão abordados os sintomas da doença, a prevenção, o tratamento e as condutas médicas diante de cada caso.

O videocurso será transmitido do Hospital Barros Barreto aos campi da UFPA (Abaetetuba, Altamira, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Marabá, Soure) via internet pelo endereço eletrônico mms://cineolimpia.ufpa.br/hujbb-trans.

O sarampo - é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância, desde que os indivíduos sejam suscetíveis (não vacinados ou que já tiveram a doença).

No campo das doenças infectocontagiosas, o sarampo é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de cinco anos de idade, sobretudo as desnutridas e as que vivem em países subdesenvolvidos. O óbito é decorrente de complicações, especialmente a pneumonia. Outras complicações podem ocorrer como a otite média, broncopneumonia, diarreia e encefalite.

O comportamento endêmico-epidêmico varia de um local para o outro e depende do grau de imunidade, da suscetibilidade da população, bem como da circulação do vírus na área. Vacinar é o meio mais eficaz de prevenção contra o sarampo. A vacina está disponível nos postos de saúde para crianças a partir de 12 meses de idade.

Surto - No Brasil, após a interrupção da transmissão do vírus do sarampo no ano 2000, já foram detectados outros eventos relacionados a casos importados de sarampo, o que significa que a vigilância epidemiológica tem mantido uma elevada sensibilidade para detecção de casos importados. Em 2010, o Brasil enfrentou três surtos de sarampo, um deles foi no Estado do Pará, com a notificação de três casos. (AScom UFPA)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias