Centenas de operários e cerca de cem máquinas, entre retroescavadeiras, pás mecânicas, compactadores de solo e caçambas, trabalham nos 34 quilômetros da rodovia Pernal Sul, construída no nordeste do Pará. Em cada trecho da estrada, as máquinas removem árvores e preparam a terra, abrindo a nova rodovia, que terá pista com sete metros de largura e um metro e meio de acostamento, e pavimentação em CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente), com cinco centímetros de espessura.
De acordo com o secretário de Estado de Transportes, Francisco Melo, o ‘Chicão’, que supervisionou as obras, 40% dos serviços já foram executados, incluindo 20 quilômetros de terraplanagem. A partir de 20 de outubro começará a pavimentação dos primeiros trechos. O serviço deve ser finalizado em janeiro de 2012. “O cronograma físico-financeiro de construção da Perna Sul está sendo rigorosamente respeitado pelo governo e pela empresa contratada, por isso a obra de implantação está bem agilizada”, informou o secretário.
Uma ponte com estrutura de metal e concreto, com 57 metros de extensão e 10m de largura, está sendo construída sobre o rio Itapecuru, com altura para possibilitar a passagem das embarcações dos moradores da região, que utilizam o rio para transportar seus produtos para Belém e outros municípios.
A rodovia Perna Sul ligará a Alça Viária à PA-252, facilitando o acesso entre a Região Metropolitana de Belém e os municípios de Acará, Concórdia do Pará, Bujaru e Tomé-Açu. O governo está investindo R$ 42 milhões na construção da nova rodovia, que substituirá a antiga estrada vicinal e reduzirá em cinco quilômetros a viagem até a cidade de Acará. (AGÊNCIA PARÁ)
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