plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Crianças podem ter doença renal evitada

A Doença Renal Crônica (DRC) pode atingir 18 novos casos em crianças por ano, no Pará. O número não é maior que o de adultos em tratamento renal, mas já é considerável. São 1.983 pacientes realizando hemodiálise ou diálise peritonial. Em muitos casos, a d

twitter Google News

A Doença Renal Crônica (DRC) pode atingir 18 novos casos em crianças por ano, no Pará. O número não é maior que o de adultos em tratamento renal, mas já é considerável. São 1.983 pacientes realizando hemodiálise ou diálise peritonial. Em muitos casos, a doença não manifesta sintomas, por isso é importante fazer visitas periódicas ao médico. Hoje, quando se comemora o Dia do Rim, a palavra de ordem é prevenção.

A Santa Casa é o único centro de referência renal crônico para crianças no Pará. A dra. Monick Rodrigues, do setor de nefrologia pediátrica, explica que há duas causas frequentes para desenvolver a DRC. “A má formação do trato urinário ou adquirir outros tipos de doenças renais podem tornar o paciente um renal crônico”, conta. A ocorrência em crianças pode ser ainda mais danosa do que em adultos. “O impacto na infância é maior, as complicações são maiores. E aqui no Pará nós só realizamos transplantes em crianças com mais de 16 quilos, as mais leves devem realizar a cirurgia em outro Estado”, revela.

Para prevenir a doença nas crianças é necessário visitar o pediatra sempre que possível. “A doença é silenciosa, muitas vezes já recebemos os pacientes com profunda anemia. Um exame simples de urina pode detectar isso, então é preciso ir ao pediatra sempre para exames de rotina”, explica. Ainda que na maioria das vezes a patologia não apresente sintomas é possível identificar uma característica que acomete alguns pacientes renais crônicos. “Às vezes um sintoma se manifesta, o edema generalizado, uma espécie de inchaço no corpo todo, mas isso não acontece em 100% dos casos”, acrescenta. (Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!