Depois da morte de advogada Leda Marta, no município de Itaituba, a advogada Hilda Machado que atua na cidade Terra Santa, oeste do Pará, sofreu uma ameaça de morte.
No último dia 12 de março, enquanto estava em uma audiência, a advogada recebeu uma mensagem em seu celular determinando que ela saia do município até o final deste mês, senão será baleada em todo o corpo.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB –Subsecção Santarém, Ubirajara Bentes Filho denunciou a caso. “Queremos divulgar essa situação para intimidar o agressor, ele ainda passou a mensagem com o número identificado. Já descobrimos que a mensagem foi passada de Santarém, nas imediações da Praça do Santíssimo, agora estamos aguardando descobrir pelo CPF o proprietário deste telefone”, contou o advogado.
Para resguardar a vida da advogada, a OAB Santarém solicitou à OAB Pará, a inclusão da vítima na lista de proteção Provita (Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas), da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, até que todos os fatos estejam esclarecidos.
Ainda foi solicitado que o promotor Milton Menezes, coordenador do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado faça as investigações necessárias.
“Nos últimos três anos, 14 advogados em todo Estado foram mortos, não queremos mais um”, declarou o presidente da Ordem.
Hilda Machado conta que levou um grande susto com a mensagem, ainda mais por estar em plena audiência, em atividade profissional. “No momento não imaginei quem pudesse ter passado, mas em seguida fui logo para a delegacia de Polícia Civil e registrei um Boletim de Ocorrência”, contou.
As suspeitas da advogada é que os ameaçadores sejam pessoas envolvidas em processos de conflitos de terras. Os casos que ela defendeu foram ganhos pelos seus clientes, os que perderam na Justiça foram obrigados a pagar os honorários da advogada, mas não cumpriram com as obrigações.
A OAB Santarém solicitou a comarca de Terra Santa e Faro a suspensão no prazo dos processos da advogada, por causa das investigações, até que se tenham maiores esclarecimentos sobre a ameaça de morte.
(DOL)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar