Uma adutora da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) foi perfurada por uma retroescavadeira das obras do BRT. Por causa do acidente, que ocorreu por volta das 10h de ontem, o abastecimento de água teve de ser interrompido em 144 mil residências nos bairros do Atalaia, Jaderlândia, Guanabara, além de todo o conjunto Cidade Nova, em Ananindeua. Ao todo, cerca de 500 mil pessoas foram atingidas. O acidente ocorreu durante a escavação para a retirada da capa de asfalto da avenida Augusto Montenegro, próximo ao Entroncamento.
Os serviços ficaram paralisados naquele trecho por causa do conserto da adutora. Por meio de sua assessoria de imprensa, a Cosanpa informou que o sistema de expansão do Bolonha, responsável por abastecer os bairros atingidos, foi religado às 18h de ontem, depois que o reparo da adutora foi finalizado. Por volta das 19h, o abastecimento havia sido normalizado.
BOLONHA
A engenheira civil Marília Contente, da Cosanpa, que acompanhava a execução do serviço, explicou que o desligamento do sistema de expansão do Bolonha foi necessário para acabar como vazamento de água da adutora. “Já temos a extensão do problema e estamos confeccionando uma peça para cobrir o buraco”, disse, no início da tarde de ontem. Ainda de acordo com a engenheira, antes de iniciar a obra do BRT na área, a Cosanpa forneceu um mapa para a empresa responsável pelo serviço, contendo a localização das adutoras. O objetivo era evitar a ocorrência de acidentes como o de ontem.
Moradores do bairro do Atalaia contaram que foram pegos de surpresa ao constatar que o abastecimento havia sido interrompido. O soldador Nilton Rodrigues, 43, disse que só não ficou totalmente sem água em sua casa, porque costuma deixar um tanque abastecido, para emergências. “Serviu para lavar louça, fazer comida e tomar banho”, afirmou. Já a comerciante Gessi Carmem Gomes, 53, só percebeu a falta da água por volta de 12h. “Não me atrapalhou porque faltou rápido. Só voltou um pouco fina”.
Em nota, a assessoria da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) ressaltou que a obra toda não foi interrompida. Apenas os serviços que eram realizados no trecho atingido tiveram de ser paralisados para que a adutora fosse consertada.
(Pryscila Soares/Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar