Estudantes da Vila de Passagem Grande e da comunidade quilombola de Boa Vista, em Salvaterra, no Marajó, interditaram na manhã desta segunda-feira (26) a rodovia PA-154, durante um protesto contra o remanejamento de um professor da rede municipal de ensino.

Os manifestantes montaram uma barricada com galhos e entulhos queimados na rodovia, na altura da ponto de Jubim. Eles afirmam que um dos professores das comunidades foi remanejado para outro pólo de ensino, em uma decisão que chamaram de "perseguição política". 

Segundo os estudantes, o professor era bastante querido na região e tinha uma boa atuação entre a comunidade, chegando inclusive a visitar as famílias dos alunos que evadiram das escolas, convencendo alguns a voltarem a estudar.

A via foi interditada para veículos. (Foto: Dário Pedrosa/Diário do Pará)

Os estudantes haviam se reunido com a Secretaria Municipal de Educação, que havia se comprometido a dar uma resposta sobre o caso até a noite de domingo (25). Sem decisão, os estudantes interditaram a via.

No final da manhã, os estudantes participaram de uma reunião com o secretário de Educação, vereadores e a Procuradoria Municipal, onde foi afirmado que iriam tentar negociar a volta do professor, embora tenham ressaltado que a decisão cabe unicamente ao prefeito.

Caso não haja resposta positiva, os estudantes ameaçam interditar novamente a via.

(DOL com informações de Dário Pedrosa/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS