plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Remédios são fornecidos gratuitamente ou com descontos que chegam a 90%

Mais do que necessários, os medicamentos são alguns dos itens que mais pesam no orçamento, principalmente se o uso for contínuo. Para tentar aliviar o bolso da população, o Ministério da Saúde disponibiliza gratuitamente, por meio do Sistema Único de Saúd

twitter Google News

Mais do que necessários, os medicamentos são alguns dos itens que mais pesam no orçamento, principalmente se o uso for contínuo. Para tentar aliviar o bolso da população, o Ministério da Saúde disponibiliza gratuitamente, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), remédios para o tratamento de algumas doenças, como a asma, glaucoma, hipertensão e diabetes.

O acesso de parte dos remédios é pelos centros de saúde. Há ainda aqueles disponibilizados em copagamento, onde o paciente paga um valor inferior no produto em algumas redes de farmácia credenciadas ao programa Fármacia Popular, e o desconto chega a até 90% do valor.

Para saber se o remédio pode sair de graça ou com valor mais acessível, é necessário verificar nas listas disponibilizadas pelo Portal da Saúde. Somente este ano, o orçamento da Assistência Farmacêutica para a aquisição de medicamentos foi de aproximadamente R$ 19,4 bi, que se divide em três grupos: básico (1), estratégico (2) e especializado (3), além do Programa Farmácia Popular.

O primeiro é destinado à aquisição de medicamentos e insumos para o programa de Atenção Básica à Saúde. O armazenamento, controle de estoque, prazos de validade, distribuição e dispensação são de responsabilidade dos estados, do Distrito Federal e municípios.

O segundo são medicamentos para o combate ao tabagismo, para alimentação e nutrição, tratamento de tuberculose, hanseníase, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), Síndrome da imunodeficiência Adquirida (AIDS), entre outros. Já o especializado, garante ao cidadão o acesso aos medicamentos que são mais caros. A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) — lista que estabelece os medicamentos que precisam atender às necessidades de saúde prioritárias — contém 972 itens.

CREDENCIADAS

Já no programa Fármacia Popular, o cidadão tem acesso de remédios e até fraldas geriátricas dispensados nos comércios particulares, desde que credenciados no programa. Segundo o Ministério da Saúde, até abril deste ano, mais de 43 milhões de pessoas foram atendidas pelo programa. São disponibilizados 42 produtos, sendo 26 gratuitamente e o restante com descontos que chegam até 90%. Em Belém, 75 estabelecimentos são credenciadas ao programa.

DOL

(Michelle Daniel)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias