plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
VIOLAÇÃO

Mulher trans de Belém tem cabelo raspado em cadeia masculina

O caso ocorreu no Paraná e gerou revolta entre a comunidade LGBTQIA+.

Imagem ilustrativa da notícia Mulher trans de Belém tem cabelo raspado em cadeia masculina camera Comunidade LGBTQIA+ denunciou a violação de direitos da ré | Reprodução

Uma mulher transexual paraense, identificada como Eloa Santos, presa por roubo e encaminhada a uma unidade penitenciária masculina, teve o cabelo raspado no último dia 4 de abril. O caso ocorreu no município de Arapongas, no Paraná e gerou revolta entre a comunidade LGBTQIA+, que alega violação do direito à identidade de gênero da criminosa.

O caso se tornou público na última segunda-feira (11), após a ativista trans Renata Borges protocolar uma ação junto ao Ministério Público do Paraná e à Defensoria Pública Estadual. Ainda de acordo com a denúncia, Eloa foi identificada pelo seu nome de nascimento, mesmo havendo a possibilidade de ser usado seu nome social.

O Departamento de Polícia Penal (Deppen) do Paraná informou que determinou a abertura de um procedimento administrativo para apurar o caso e que “a presa encontra-se em segurança e separada da massa carcerária”.

LEIA TAMBÉM:

Detento é morto por colega de cela em cadeia de Marabá

Cães da Guarda Municipal de Marabá acham corpo em cova rasa

O Deppen conta com um Centro de Custódia Provisória de Mulheres e Transgêneros e Estudos da Violência do Paraná, unidade referência no atendimento deste público, localizada em Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba.

Eloa é natural de Belém e vive atualmente no Paraná, onde trabalha como garota de programa.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias