As Polícias Civil e Militar, em operação conjunta, desmontaram uma quadrilha de assaltantes que também atuava no tráfico de drogas, em Santarém, região oeste do Pará. Oito pessoas foram flagradas com drogas em quatro locais diferentes na área urbana do município. As prisões foram realizadas logo após a ocorrência de um roubo com reféns em uma casa, situada na área central da cidade. Jóias, dinheiro e equipamentos eletrônicos foram roubados da residência. Durante as investigações, a Polícia Civil identificou os locais onde os assaltantes estavam escondidos. Os objetos roubados já haviam sido entregues em três pontos da cidade. Os locais eram guardados por dois integrantes do bando que, no momento da abordagem policial, preparavam drogas para venda.
As investigações tiveram início há duas semanas, com as equipes da Superintendência e da 16ª Seccional Urbana de Santarém, do NAI e de policiais militares, para conter as ações do grupo criminoso que atuava no município. Os policiais apuraram que a quadrilha é composta de pessoas que moram em Santarém e Itaituba, na região oeste e sudoeste do Pará, e em Maracanã, nordeste do estado. O bando utilizava quatro locais distintos na cidade para não serem descobertos. “Eles praticavam roubos a transeuntes utilizando motocicletas, roubos em residências, onde entravam pelos muros e rendiam os moradores”, informou o delegado Gilberto Aguiar, superintendente da Polícia Civil na região do Baixo e Médio Amazonas.
No mais recente roubo à residência, após invadir o imóvel, os bandidos chegaram a permanecer com uma família refém desde a madrugada até as 7 horas da manhã. A operação contou com atuação de todo o efetivo de policiais civis da sede da Superintendência Regional do Baixo e Médio Amazonas, equipe do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI), policiais civis da 16ª Seccional Urbana de Santarém, DEAM (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher) e policiais militares do Comando de Policiamento Regional I, do 3º Batalhão da PM, do Grupamento Tático Operacional (GTO) e da 16ª Zona de Policiamento. Os delegados Mardnes Tiago e Djalma Rego comandaram as ações policiais, sob coordenação do delegado Gilberto Aguiar.
Dos oito presos, quatro deles - Joanison Agenor Patrício de Sousa, 25 anos; Marinésio Sousa dos Santos, 39, de apelido “Catel”; Josieverton de Araújo Munhoz, 27; Uemerson da Costa Lima, 33, de apelido “Migué” - vão responder por roubos, posse irregular de arma de fogo e formação de quadrilha ou bando. Em poder deles, foram encontrados e apreendidos bens roubados, arma de fogo, munições e veículos. Os outros quatro acusados – Charlison Cerdeira Lopes, 29 anos, de apelido “Manga”; Erisson Dias Tapajós, 23, de apelido “Macaco”; Telmara da Rocha Queiroz, 31, conhecida por Telma, e Jonni Paulo Sousa Serra, 26 - foram apresentados sob acusação de tráfico de drogas.
Na casa de Charlison, na Rua das Verbenas, bairro Santarenzinho, foram apreendidas três porções de drogas com 125 gramas de pasta de cocaína; 54 papelotes de cocaína; mais 15 porções da mesma droga embalada em papelotes; uma balança de precisão; três telefones celulares e uma máquina digital. Também foram apreendidos uma lata com barrilha; duas munições para calibre 16; sacos plásticos transparentes; um tubo de linha; uma garrafa pet com solução de bateria; uma tesoura; duas colheres e dois baldes. Já o preso Jonni Paulo, juntamente com outros dois comparsas, praticou assalto em uma residência. Após o crime, os objetos subtraídos da casa foram encontrados em poder do acusado, em uma vila de casas, localizada na rua Castanheira, bairro do Aeroporto Velho, em Santarém.
(Agência Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar