Com a proximidade das eleições de 2022, diversos institutos de pesquisa começam a levantar dados que apontam a tendência de escolha dos eleitores no dia 2 de outubro.
Na mais recente pesquisa do Instituto Real Time Big Data, encomendada pela RecordTV, o atual governador e candidato à reeleição Helder Barbalho (MDB) lidera todos os cenários de intenção de voto para o Governo do Pará.
O Real Time Big Data ouviu 1500 eleitores paraenses, entre os dias 20 e 21 de julho. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número 02344/2022.
Veja também:
Eleições: PT aprova por unanimidade a candidatura de Lula
PP oficializa Flexa ao Senado e apoio a Helder ao Estado
Eleições 2022: convenções de partidos definem candidatos
O levantamento, divulgado nesta sexta-feira (22), mostra que Helder chega a ter 81% das intenções de voto no cenário de pesquisa estimulada, considerando apenas votos válidos, perante 13% de Zequinha Marinho (PL), segundo colocado.
Fernando Carneiro (PSOL) e Cléber Rabelo (PSTU) aparecem empatados no mesmo cenário, com 3% cada.
PESQUISA ESPONTÂNEA
No cenário de pesquisa espontânea, Helder aparece com 25% da preferência dos eleitores, enquanto Simão Jatene, ex-governador que não é candidato nas eleições deste ano, figura em segundo, com 3% das intenções. Zequinha Marinho foi citado por 2% dos eleitores, enquanto 15% votariam em branco ou nulo e 55% não sabem/não responderam em quem votariam.
PESQUISA ESTIMULADA (1º TURNO)
Já quando são apresentados os nomes dos candidatos aos eleitores ouvidos, o atual governador marca 62% das intenções de voto e Marinho, segundo colocado, registra 10% da preferência. Fernando Carneiro e Cléber Rabelo empatam em 2%. Votos brancos/nulos somam 13% e pessoas que não sabem ou não responderam são 11% dos ouvidos.
PESQUISA ESTIMULADA COM MUDANÇA DE CANDIDATO (1º TURNO)
Em outro cenário, onde Silvia Letícia seria a candidata do PSOL no 1º turno, os números são praticamente os mesmos, no entanto, há um desempate em favor da psolista, que marca 3% neste levantamento, contra 2% do candidato do PSTU. Pessoas que não sabem ou não responderam, neste cenário, são 10%.
PESQUISA ESTIMULADA (2º TURNO)
Considerando um eventual cenário de segundo turno entre os dois primeiros colocados na pesquisa, Helder Barbalho (MDB) e Zequinha Marinho (PL), o candidato à reeleição é preferência de 68% dos eleitores, enquanto o senador marca 14% de intenções de voto. Votos brancos ou nulos seriam 11% e pessoas que não sabem ou não responderam, 7%.
REJEIÇÃO
A pesquisa também apurou os índices de rejeição dos candidatos ao Governo do Pará e mostrou Helder e Zequinha com 26% de desaprovação cada. Fernando Carneiro (PSOL) tem 18% de rejeição, enquanto Cléber Rabelo (PSTU) e Silvia Letícia (PSOL) empatam em 17%.
SENADO
A pesquisa Real Time Big Data também perguntou aos eleitores sobre as pré-candidaturas ao Senado pelo Pará. Neste ano, uma cadeira será vaga e a disputa deverá ser acirrada.
Mário Couto (PL) e Flexa Ribeiro (PP) aparecem tecnicamente empatados com 18%, enquanto Beto Faro (PT) registra 14% das intenções de voto. Manoel Pioneiro (PSDB) figura na quarta colocação, com 11%. Brancos e nulos são 21% e eleitores que não sabem ou não responderam, 18%.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar