Os brasileiros estão com nervos à flor da pele com os resultados das pesquisas eleitorais para a presidência da República, na véspera do 1º Turno das Eleições 2022. Os institutos Ipec e Datafolha dão vitória ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os índices sugerem ainda a possibilidade de o ex-presidente vencer o pleito já neste domingo (2), sem precisar ir ao 2º turno - o que seria inédito na história recente da democracia brasileira.
Helder tem 74,7% dos votos e deve se reeleger já no 1º turno
De acordo com a pesquisa do Datafolha, Lula tem 50% dos votos validos. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que concorre à reeleição tem apenas 36% da preferência do eleitorado brasileiro. O levantamento mostra ainda que Simone Tebet (MDB) ultrapassou Ciro Gomes (PDT) e alcançou 6%. Ciro tem 5% dos votos validos.
Já na pesquisa feita pelo Ipec, encomendada pela TV Globo, Lula tem 51% dos votos dos brasileiros. Bolsonaro 37%. Se este resultado se repetir nas urnas amanhã, o candidato PTista será o presidente do Brasil pela terceira vez. Ciro Gomes e Simone Tebet ficam empatados com 5% dos votos do eleitorado.
As Eleições 2022, no que se refere a corrida pelo Palácio do Planalto, apresentam um cenário jamais visto na história do Brasil desde a redemocratização. A começar pelo atual presidente da República, que apresenta alto índice de rejeição. Nunca um chefe do executivo Federal tentou a reeleição estando em 2º lugar na preferência dos eleitores- o que confirma a rejeição do mandatário e sua gestão ruim.
Já Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que foi presidente de 2003 a 2010 (dois mandatos seguido), encerrou a sua gestão com 80% de aprovação dos brasileiros. Chegou a ser condenado e preso por corrupção. As sentenças foram anuladas por questões legais e o juiz que o condenou, Sérgio Moro, foi julgado parcial no processo contra o ex-presidente.
Há historiadores que defendem que a prisão de Lula foi política.
Datafolha
O Instituto Datafolha entrevistou 12.800 brasileiros em 310 cidades. A pesquisa, contratada pela Folha e pela TV Globo, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TST) com o número BR-00245/2022. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.
Os índices levantados mostram Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com grande chance de vencer de forma direta o pleito 2022 já no 1º turno. Para ele alcançar isto, precisa 50% (metade) do total de votos validos mais um voto. E a pesquisa aponta que Lula tem justamente 50% dos votos, enquanto seu principal adversário Jair Bolsonaro (PL) 36%.
Simone Tebet (MDB) cresceu e chegou a 6% da preferência dos eleitores. Ciro Gomes (PDT), aparece com 5% dos votos. Soraya Thronicke (União Brasil) e FelipeD'Avila (Novo) tem 1% cada.
Ipec
Segundo o Ipec, não é possível afirmar se haverá segundo turno para a corrida presidencial nestas Eleições de 2022. O Instituo entrevistou 3008 eleitores, entre 29 de setembro e hoje (1), em 183 municípios. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00999/2022.
O resultado coloca Lula em 1º lugar na preferência dos eleitores brasileiros. De acordo com os dados, Luis Inácio Lula da Silva (PT) tem 51% dos votos. Bolsonaro (PL), 37%.
Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) estão empatados com 5% dos votos. Soraya Thronicke (União Brasil) e FelipeD'Avila (Novo) pontuaram somente 1%.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar