O Pará registrou 53% de renovação na bancada da Câmara dos Deputados. Dos 17 integrantes atuais, somente oito conseguiram a renovação dos mandatos, entre eles três parlamentares do MDB: Elcione Barbalho, José Priante e Olival Marques. Ao mesmo tempo, o partido foi o que conquistou mais vagas para a nova legislação: a partir de fevereiro de 2023, o MDB terá ao todo nove representantes na Câmara, sendo quatro mulheres que se somam à Elcione para fortalecer a representatividade feminina no Congresso Nacional.
As novatas emedebistas são: Alessandra Haber, Renilce Nicodemos e Andreia Siqueira. O partido elegeu também os deputados Keniston, Antônio Doido e Henderson Pinto.
O PL vai ser o segundo maior partido na representação paraense, com três deputados federais, sendo um novato: o Delegado Caveira. Renovaram seus mandatos Joaquim Passarinho e Éder Mauro.
PT mantém dois parlamentares, sendo que a recém-eleita, deputada Dilvanda Faro vai reforçar a bancada de mulheres eleitas pelo Pará. Airton Faleiro, do mesmo partido, retorna para um novo mandato. Júnior Ferrari foi reeleito pelo PSD e o experiente parlamentar, Raimundo Santos, retorna à Câmara dos Deputados em Brasília, após cumprir cinco mandatos como deputado estadual. Pelo União Brasil foi reeleito o deputado Celso Sabino.
Perderam cadeiras na Casa legislativa o Republicanos (Vavá Martins), PP (Cristiano Vale), PTB (Paulo Bengtson), PSB (Cássio Andrade) e PSOL (Vivi Reis) – nenhum desses parlamentares conseguiu nas urnas a renovação do mandato. O PSDB também perdeu a representação na bancada paraense, uma vez que Nilson Pinto não se candidatou à reeleição.
Confira os 17 eleitos:
Dra Alessandra Haber (MDB)
Olival Marques (MDB)
Henderson Pinto (MDB)
Andreia Siqueira (MDB)
Elcione (MDB)
Priante (MDB)
Renilce Nicodemos (MDB
Keniston (MDB)
Antonio Doido (MDB)
Joaquim Passarinho (PL)
Delegado Eder Mauro (PL)
Delegado Caveira (PL)
Dilvanda Faro (PT)
Airton Faleiro (PT)
Júnior Ferrari (PSD)
Celso Sabino (UNIÃO)
Raimundo Santos (PSD)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar