plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
TRANSIÇÃO

Governo eleito avalia dividir Ministério do Planejamento

Técnicos da equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, debate inclui criação de duas pastas ou secretarias; Lara Resende e Persio são cogitados para comando.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Governo eleito avalia dividir Ministério do Planejamento camera Aloizio Mercadante confirmou debate em torno da possível divisão do Ministério do Planejamento | (Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação)

A reforma da estrutura ministerial, em discussão no governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pode não apenas recriar o Ministério de Planejamento, Gestão e Orçamento como também subdividir a pasta. Está em análise a possibilidade de separar a gestão orçamentária e de pessoal (as atividades de curto prazo) da elaboração de projetos e políticas públicas com visão de longo prazo.

A discussão para uma eventual cisão foi confirmada pelo coordenador técnico da equipe de transição, Aloizio Mercadante, nesta terça-feira (6) durante conversa com jornalistas. O desenho final, destacou Mercadante -se haverá criação de dois ministérios ou de secretarias sob uma única pasta- ainda está em discussão.

LEIA TAMBÉM:

PEC da Transição: relator propõe validade de dois anos

Saiba o que falta para a diplomação de Lula como presidente

"Aqui no Planejamento tem uma discussão ainda em evolução: se a gente cria um único ministério ou de alguma forma separa um pouco essa função, de planejamento, orçamento e gestão, da [discussão] de governo digital e reforma de Estado, porque o Estado precisa ser reformado, precisa aumentar eficiência e melhorar as condições de serviços", afirmou o petista.

Segundo ele, essa é uma questão acompanhada pelo próprio presidente eleito. "Lula deu uma orientação e estamos trabalhando a partir da orientação dele, mas não é um tema resolvido", afirmou.

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão foi incorporado ao Ministério da Economia na reforma promovida por Paulo Guedes (atual ministro da Economia) no início da gestão bolsonarista em 2019, ajudando a criar a superpasta que aglutinou poderes e orçamentos.

Segundo Mercadante, foi um "grave equívoco" acabar com o Planejamento porque este é o ministério que atende toda demanda intragoverno. "Os ministérios se reportam ao Ministério do Planejamento", afirmou. "Com isso [a sua restituição], a Fazenda pode cuidar dos assuntos fazendários, da política de crédito e de investimento."

SUGESTÃO TÉCNICA

Segundo relatos feito à reportagem, a proposta de separação das incumbências de curto e longo prazo não partiu da área política. É uma sugestão inicialmente defendida por técnicos.

No entanto, a cisão contemplaria a ambição da coalizão de recuperar a capacidade de o governo elaborar políticas públicas de caráter estruturante. O PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), por exemplo, era vinculado ao antigo Planejamento, e os futuros projetos de investimentos também podem ficar com a nova pasta.

Existem até sugestões de nomes para um ministério com essas características. Entre eles está o do economista André Lara Resende, que atua no grupo de transição da economia. Um dos pais do Plano Real, ele é reconhecido por sua capacidade como formulador.

Outro nome ventilado foi o do também economista e pai Real Persio Arida, que também está no grupo de transição. No entanto, Arida declara não ter intenção de retornar à vida pública.

Durante a campanha, até o nome de Fernando Haddad foi cogitado para a pasta. Mais recentemente, cresceram as apostas de que ele pode assumir a Fazenda.

Entre as entidades que apresentaram subsídios para revisão da estrutura do Ministério do Planejamento está a Afipea (Associação de Funcionários do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Nota enviada pela associação sugere diferentes organogramas para a recriação da pasta. A mudança na estrutura, aponta a entidade, pode ser feita por meio do Decreto Presidencial de 1º janeiro de 2023.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Política

    Leia mais notícias de Política. Clique aqui!

    Últimas Notícias