A Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), vinculada à Secretaria de Estado de Justiça (Seju), já atendeu, desde o último dia 1°, mais de 400 pessoas no mutirão Renegocia!, iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).
VEJA TAMBÉM: Veja quais bancos têm programas de renegociação
Nesta semana, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) se juntou ao Procon, e agora mantém um guichê na sede do órgão, negociando dívidas em atraso dos seus consumidores. O objetivo do mutirão é auxiliar usuários em dificuldades financeiras, antes que as dívidas superem a capacidade de pagamento.
De acordo com a diretora do Procon-PA, Gareza Moraes, o mutirão começou um pouco antes em outros Estados, mas no Pará, devido às férias escolares, a programação foi iniciada em 1° de agosto, e prossegue até o dia 31, sempre com atendimento de segunda a sexta-feira, em diferentes polos do órgão: na sede, na Estação Cidadania e nas UsiPaz do Icuí e Cabanagem. “Nossa meta é atender cerca de mil pessoas nesse período. Não há limite de renda e nem de valor da dívida, e estamos em parceria com os principais bancos e concessionárias de energia elétrica e água. O resultado tem sido bastante positivo”, ressaltou Gareza Moraes.
Ela informou ainda que, na próxima semana, entre os dias 16 e 18, o atendimento no Procon-PA será suspenso em função de uma capacitação da Senacon para os servidores locais. O atendimento voltará ao normal no dia 21. “É uma oportunidade interessante, com vantagens para os consumidores renegociarem suas dívidas e poderem garantir suas necessidades básicas”, salientou.
Negociação de débitos - O gestor de Negócios da Cosanpa, George Oliveira, destacou a importância da parceria com o Procon. “Essa oportunidade promove o fortalecimento da parceria institucional entre os dois órgãos, e facilita a aproximação com o nosso consumidor, pois estamos resolvendo questões de consumo, e também negociando os débitos, o que alivia para quem está devendo e para a Companhia, que recebe um valor justo pelo serviço prestado”, frisou.
A dona de casa Adeline Rodrigues, 61 anos, moradora do bairro do Umarizal, em Belém, esteve na sede do Procon nesta sexta-feira (11) para negociar com a Cosanpa. Ela disse que havia acumulado uma dívida grande com a Companhia, e agora decidiu resolver. Acompanhada por uma amiga, ela saiu satisfeita do mutirão. “Eu já vinha juntando um dinheiro com o intuito de sanar esse débito, mas ainda não tinha conseguido. Agora, as condições foram excelentes, e deu certo”, contou.
Para participar do mutirão basta procurar um dos polos do Procon, em Belém. A sede, na Rua Municipalidade, 1636, esquina com a Soares Carneiro, no Umarizal; a Estação Cidadania, que funciona no Shopping Pátio Belém, na Travessa Padre Eutíquio, e as Usinas da Paz dos bairros Icuí e Cabanagem. O horário é das 8h às 14h, com a distribuição de senhas logo no início do atendimento. É importante que o consumidor leve os documentos pessoais e os relacionados à dívida. Em geral, o Procon dá um prazo de dez dias para que a empresa credora dê um retorno sobre a reclamação do cliente.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar