As crises de soluço do presidente Jair Bolsonaro chamaram e muito a atenção de apoiadores e populares que o acompanham ativamente, seja pessoalmente ou nas redes sociais. Agora, com a notícia de que sofre de uma obstrução intestinal e por isso será submetido a uma cirurgia, surgiram estranhas preocupações sobre o quão longe podem ir as crises de soluço.
+ Bolsonaro é levado para SP e pode passar por cirurgia
“O soluço acontece por causa de uma irritação no nervo frênico [ele se origina no pescoço e passa entre o coração e o pulmão para alcançar o diafragma [músculo horizontal que circunda o corpo, separando o tórax do abdome]”, afirma Vanessa Prado, médica do Centro de Especialidades do Aparelho Digestivo do Hospital Nove de Julho, em São Paulo, e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Aparelho Digestivo (SBCD) e da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBC).
A profissional avalia que quando começa ou para do nada, o soluço não é problema, mas deve-se ficar atento quando se torna persistente, motivo pelo qual buscar uma ajuda médica é tão importante e que seja feita o mais rápido possível, pois pode ser sinal de uma doença grave.
+ Bolsonaro é examinado por médico que o operou após a facada
Motivos simples podem provocar uma irritação passageira, como beber muitos goles de água gelada ou engolir muito ar ao falar, enquanto se come. Por outro lado, o soluço pode ser um ‘sintoma’ de uma doença abdominal ou mesmo no pulmão. Se o soluço é eventual, é válido seguir dicas populares para prender a respirar e beber devagar goles de água, pois regularizam os movimentos do diafragma.
O soluço pode matar?
A médica afirma que ele não é, por si, uma condição fatal, apesar de já ter sido usado como base para roteiros de séries médicas, como o caso de uma paciente que chegou ao hospital com uma forte crise de soluço, resultado de uma complicação de um procedimento cirúrgico, na série Grey’s Anatomy.
"Pode acontecer de a pessoa se desesperar por estar soluçando. Daí ela – com dificuldade de respirar – resolve tomar água para ajudar a passar e o líquido vai parar no pulmão, o que pode matar. Nesse caso, não se pode dizer que ela morreu por causa do soluço", finaliza a médica.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar