A gengivite atinge cerca de 90% da população mundial, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). A doença é a inflamação da gengiva que aparece por causa de vários fatores, entre eles, a falta de higienização. A gengivite pode até resultar na perda dental.
Como surge a Gengivite?
De acordo com o cirurgião dentista Pedro Paulo o tártaro é um dos primeiros sinais da gengivite. “Ele surge com o acúmulo da placa endurecida chamada “cálculo”, mais popularmente conhecido como tártaro. É o acúmulo entre o dente e a gengiva, bem próximo ao nível gengival. Então, quando o tártaro se acumula, ele começa a causar uma inflamação gengival chamada de gengivite”.
Qual o melhor tratamento?
O especialista indica que o primeiro passo para resolver o problema é procurar ajuda especializada. “O melhor tratamento é ir ao consultório odontológico. O dentista irá fazer a avaliação e a análise da quantidade de placa e, com isso, traçar o plano de tratamento, que é a remoção da placa com raspagem superficial, alisamento e polimento do dente”, afirmou Pedro Paulo.
Clique aqui para ouvir mais um episódio da coluna "Te Cuida!" em versão podcast
Caso o problema evolua para um quadro mais gravem, o cirurgião explica a necessidade de realizar um procedimento mais específico.
“Quanto mais grave tiver a infiltração do tártaro para dentro do nível gengival, aí já vai ser feito outro procedimento, que é uma raspagem de campo aberto, ou seja, abre-se a gengiva um pouquinho para poder enxergar a raiz do dente. A intenção do tártaro é atingir a base do dente, relacionada ao osso, e os ligamentos periodontais que seguram a raiz do dente ao osso. Então, o tártaro se infiltra nessa região causando uma desorganização celular, uma inflamação e a reabsorção óssea do local”.
Aneurisma cerebral: descubra causas e prevenção
Qual a importância do creme dental e antissépticos?
Os cuidados diários com a higienização bucal são essenciais no processo de cura ou prevenção de da doença. “O creme dental é fundamental e o antisséptico também. Eles são necessários para evitar e prevenir o cúmulo de placa, unindo claro, com uma boa escovação e o uso do fio-dental”.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar