plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
SAÚDE FÍSICA E MENTAL

Massagem: entenda a técnica que alivia a dor e a tensão

A massagem tem o poder de reduzir processos inflamatórios musculares

Imagem ilustrativa da notícia Massagem: entenda a técnica que alivia a dor e a tensão camera Estudo realizado por pesquisadores australianos aponta que uma massagem muscular de 10 minutos após o treino físico pode reduzir a dor em 30% | Freepik

A aplicação de técnicas de massagem corporal está presente em diferentes culturas com o objetivo da promoção do bem-estar e do cuidado em saúde. Voltada para diferentes finalidades, as massagens são capazes de proporcionar inúmeros benefícios que vão desde o relaxamento da tensão emocional, até a melhora da circulação corporal.

+ Aromaterapia: tratamento que vem dos aromas

Através da aplicação de técnicas manuais, a massagem pode proporcionar benefícios físicos e emocionais. Entre os aspectos físicos, o alívio de dores e da tensão muscular são os efeitos mais comumente associados à massagem corporal. Mais do que uma percepção individual de quem adere à técnica, os efeitos da massagem para o controle da dor são destacados em estudos científicos no mundo todo.

Dentre eles, está um estudo realizado por pesquisadores australianos que aponta que a massagem muscular de 10 minutos, realizada após um treino físico, é capaz de reduzir a dor em 30%, por exemplo.

Em outra pesquisa, publicada na revista científica ‘Science Translational Medicine’, os cientistas descobriram que a massagem reduz os processos inflamatórios musculares, já que a técnica estimula a produção de sinais químicos do corpo que causam esse efeito. Os cientistas apontaram, inclusive, que a ação da massagem, quando bem aplicada, é bem parecida com a de anti-inflamatórios farmacológicos.

E MAIS: DOLCast: Estresse e os problemas graves no cabelo e pele

Massagem pode contribuir para o equilíbrio físico e psicológico
📷 Massagem pode contribuir para o equilíbrio físico e psicológico |Freepik

Técnica ajuda no autoconhecimento corporal

Apesar de bastante popular, o alívio da dor não é o único efeito benéfico das massagens. Dependendo da técnica utilizada e do resultado pretendido, os benefícios podem ir muito além disso e, portanto, a identificação das demandas do paciente precisa ser realizada previamente para que se defina a melhor forma de atuação, como explica o biomédico, esteticista e idealizador da Equilibrium Estética Avançada, Daniel Sales.

“A massagem é realizada com intuito de alcançar diferentes objetivos e, para isso, sempre devemos escutar a queixa do paciente para que, assim, tenhamos um diagnóstico que oriente a técnica mais indicada de acordo com cada perfil de paciente”.

+ Segredos da meditação: técnica simples e de baixo custo

+ DOLCast: Sono e alimentação impactam o metabolismo; ouça

Daniel aponta que os benefícios variam desde o relaxamento muscular, até o controle da ansiedade, o combate à insônia, tratamento de dores e lesões, promoção do autoconhecimento corporal e atuação no pós-operatório.

“As terapias manuais contribuem para a promoção da saúde devido contribuírem para o equilíbrio físico e psicológico, melhorando a qualidade de vida dos adeptos à técnica”.

Conheça os benefícios proporcionados pela massagem, segundo Associação Americana de Massagem Terapêutica (AMTA):

  • Alívio do estresse
  • Alívio da dor pós-operatória
  • Redução da ansiedade
  • Gerenciamento da dor lombar
  • Redução da dor proveniente de fibromialgia
  • Redução da tensão muscular
  • Melhora no desempenho de exercícios físicos
  • Alívio das dores provenientes da tensão muscular
  • Sono mais saudável
  • Melhora da saúde cardiovascular
  • Redução da dor da osteoartrite
  • Melhora do equilíbrio em adultos idosos
  • Diminuição da dor da artrite reumatoide
  • Promoção do relaxamento
  • Redução na dor do pescoço crônico
  • Aumento no alcance do movimento
  • Diminuição da frequência de enxaqueca
Entre os benefícios da massagem, estão o relaxamento muscular e o controle da ansiedade
📷 Entre os benefícios da massagem, estão o relaxamento muscular e o controle da ansiedade |Freepik

Conheça alguns tipos de massagens

Shiatsu

Surgiu entre os séculos XIX e XX, no Japão. Eficiente no combate ao estresse, beneficia a postura do corpo. Entre seus benefícios estão: reduzir tensão muscular, corrigir a postura, melhorar o fluxo sanguíneo, otimizar o fluxo de energia, dar ânimo, gerar maior disposição e aumentar a vitalidade; além de favorecer a eliminação de toxinas e promover sensação de relaxamento.

Massagem Modeladora

Gera efeitos que permanecem ativos por 48 horas. Não emagrece, mas dá uma aparência melhor ao contorno do corpo, sendo eficaz para afinar a cintura, melhorando o aspecto e definindo a região abdominal. Entre suas demais vantagens estão otimizar o retorno venoso, melhorar o transporte de nutrientes e melhorar o tônus muscular.

Massagem com pedras

Nessa massagem, o massoterapeuta aplica sobre o corpo pedras quentes de basalto. Entre os benefícios, o calor aumenta a circulação do sangue nos locais empregados, promove relaxamento completo da musculatura, auxilia na drenagem da linfa, melhora dores nos músculos, alivia tensões etc.

Ayurvédica

Massagem com técnica Indiana, surgiu há 7.000 anos. Como benefícios, estimula a eliminação de toxinas, melhora da disposição, fornece energia, relaxa, melhora o sono, evita ansiedade e elimina o estresse.

Massagem Desportiva

Tem procedimentos para reabilitação de lesões em esportistas com técnicas de amassamento, fricção, percussão, alongamento, entre outras. Ajuda na rápida recuperação de lesões musculares. Entre seus benefícios estão o relaxamento muscular, redução de estresse, eliminação de dores, redução de edemas e melhora no desempenho físico dos atletas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Te Cuida

Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

Últimas Notícias