Aproximadamente 40% da população brasileira tem colesterol alto, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia.
A condição é causada por conta do acúmulo de gordura no sangue, ocasionado pela má alimentação. A doença, se não tratada, pode agravar e culminar em infarto, acidente vascular cerebral (AVC), aneurisma de aorta abdominal e outros.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Vídeo: cardiologista dá dicas para salvar alguém de infarto
- Acorda cansado? Veja 7 coisas que podem causar esse problema
- Óleo da lata da sardinha faz mal? É perigo para hipertensos?
Na maioria das vezes, o paciente só consegue perceber a doença quando ela já está avançada. Isso porque os sintomas são silenciosos e as pessoas raramente percebem no início.
De acordo com cardiologistas, a pessoa pode apresentar cansaço nos pés devido à má circulação sanguínea provocada pelo excesso de gordura no sangue. Os pés e pernas, por exemplo, podem apresentar dor durante a caminhada suficiente para fazer a pessoa parar por causa da fadiga.
Outro alerta feito pelos especialistas é em relação a coloração da pele na região dos pés, como palidez e unhas quebradiças, além do desenvolvimento de feridas e úlceras.
Sintomas que indicam colesterol alto
- Cansaço
- Dor de cabeça
- Falta de ar
- Dor no peito e palpitações
- Dor e inchaço nas pernas
Tratamento
Se o paciente sentir todos esses sintomas e nunca ter melhora no quadro, é preciso procurar atendimento médico e realizar os exames para o diagnóstico da doença.
Quer ficar por dentro de mais notícias de Saúde? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Assim, o médico irá avaliar o quadro e passará a medicação necessária. Mas, no geral, é importante mudar os hábitos alimentares e ter uma alimentação mais saudável e equilibrada para manter o colesterol controlado.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar