plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
CUIDADO

Especialistas explicam os riscos do uso de anabolizantes

Entenda os perigos e a importância do acompanhamento profissional ao fazer uso de anabolizantes. Especialistas explicam os riscos. Confira!

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Especialistas explicam os riscos do uso de anabolizantes camera llia 'Golem' Yefimchyk, fisiculturista de Belarus morreu na última sexta-feira (06) aos 36 anos após ter uma parada cardíaca. | (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Anabolizantes são substâncias que ajudam a aumentar a massa muscular e melhorar o desempenho físico, e geralmente se referem a esteroides anabolizantes. Eles são derivados da testosterona, um hormônio masculino e podem ter efeitos significativos no crescimento muscular, mas trazem altos riscos à saúde, como problemas cardíacos, alterações hormonais, danos ao fígado e problemas psicológicos.

Recentemente dois grandes fisiculturistas morreram pelo uso de anabolizantes. Na última sexta-feira (06), Illia 'Golem' Yefimchyk, de Belarus teve uma parada cardiorrespiratória e morte cerebral confirmada dois dias depois. Como o caso dele, muitos outros morreram pelo mesmo motivo.

O brasileiro Antônio Souza, 26, teve uma parada cardíaca no último dia 03 de agosto durante uma competição em Navegantes, Santa Catarina. Em 1º de setembro, em Blumenau (SC), o fisiculturista Matheus Pavlak, de 19 anos, teve uma parada cardiorrespiratória em casa.

Quais os riscos do uso de anabolizantes?

Segundo o preparador físico João Ângelo, não dá para saber se a morte do fisiculturista foi de fato causada pelo uso de anabolizantes, mas sempre há o risco.

"É sempre um contexto aí. Aí entra a situação de cada pessoa, de uso indiscriminado, para que ela faz isso, por que ela faz isso. O risco existe, com certeza, o quanto de risco ainda é uma coisa que depende da especificidade de cada substância e de cada indivíduo", diz.

O cardiologista do Hospital Sírio-Libanês de Brasília, Cássio Rodrigues também disse que não dá para saber se a causa da morte do fisiculturista foi pelo fato do uso dos esteroides mas disse que as substâncias contribuem para o aumento do risco cardiovascular. Além das "bombas", ainda tem os treinos intensos com altas cargas, dietas restritas e até o uso de diuréticos.

"Como o coração é um músculo, ele sofre ação de hormônios e hipertrofia, o que pode gerar um quadro de insuficiência cardíaca com diminuição da função do coração e aumentar risco de arritmias graves", diz Borges.

As substâncias ainda geram um espessamento do sangue e aumentam a produção de células vermelhas. Isso altera a pressão arterial e gera um risco maior de trombose, infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O preparador físico faz ainda um alerta sobre o uso dos anabolizantes e diz que as substâncias devem ser acompanhadas por um profissional,l o que diminuiria drasticamente o risco de acontecer uma fatalidade ou ter problemas decorrentes disso.

para além disso, as substâncias causam efeitos colaterais fisiológicos no corpo de quem usa e até mesmo psicossociais. "Você pode ficar mais estressado, ter aumento de apetite, insônia, já ter uma pré-disposição genética a ter ginecomastia – que é o aumento da mama –, aumentar outros hormônios ou desregular seu eixo fisiológico, seu eixo natural hormonal, colocando uma coisa externa", afirma João Angelo.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Te Cuida

    Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

    Últimas Notícias