Alguns sintomas de doenças que sejam acompanhados de sinais mais graves é o momento ideal para procurar um médico.
Um alerta importante para quem sofre de dores de cabeça frequentes: o neurologista norte-americano Baibing Chen usou as redes sociais para destacar três tipos de dor de cabeça que podem indicar problemas graves de saúde, especialmente em pessoas com mais de 50 anos. O vídeo compartilhado no TikTok pelo médico já ultrapassou 659 mil visualizações e trouxe à tona questões cruciais sobre o tema.
Embora a maioria das dores de cabeça seja considerada inofensiva, certos tipos podem ser um sinal de alerta para condições mais sérias, como infecções, aneurismas ou mesmo tumores cerebrais. “Algumas dores de cabeça não podem ser ignoradas, e é importante conhecer os sinais,” explica o Dr. Chen, conhecido como Dr. Bing nas redes sociais.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Risco de Alzheimer pode ser reduzido com exercícios; entenda
- Risco de câncer: EUA bane alimentos com corante. Veja quais
Os três tipos de dor de cabeça que merecem atenção:
1. Cefaleia em trovoada: esse tipo de dor de cabeça é descrito como extremamente intensa e de aparecimento rápido, atingindo o pico em questão de segundos. Muitas pessoas a classificam como “a pior dor da vida”.
Segundo o Dr. Bing, ela pode ser causada por diversas condições graves, como:
- Rompimento de aneurisma;
- Síndrome de vasoconstrição cerebral reversível (SVCR), que envolve o estreitamento intermitente dos vasos sanguíneos cerebrais;
- Trombose venosa cerebral, caracterizada por um coágulo na veia principal do cérebro.
“O mais importante é descartar a hemorragia subaracnoide, geralmente causada por um aneurisma rompido, mas que também pode ter outras causas,” ressalta o médico.
2. Dor de cabeça com alterações na visão: pessoas acima de 50 anos devem ficar atentas às dores de cabeça acompanhadas de alterações visuais, sensibilidade no couro cabeludo e dor ao mastigar. Esses sintomas podem estar associados à arterite temporal, uma condição inflamatória crônica que afeta os vasos sanguíneos do couro cabeludo e regiões próximas.
“A arterite temporal pode levar à cegueira permanente se não tratada rapidamente com altas doses de esteroides,” alerta Dr. Chen.
Quer mais notícias de saúde? Acesse nosso canal no WhatsApp
3. Dor de cabeça com queda de uma pálpebra: outro tipo preocupante é a dor de cabeça associada à dilatação da pupila, visão dupla e queda da pálpebra. Esses sinais podem indicar a presença de um aneurisma prestes a se romper.
“Esse conjunto específico de sintomas é causado por um aneurisma comprimindo o terceiro nervo craniano e requer tratamento imediato. Essa é uma das raras ocasiões em que podemos detectar um aneurisma antes do rompimento,” explicou o neurologista.
Nem toda dor de cabeça é grave
Apesar dos alertas, o Dr. Chen reforçou que nem toda dor de cabeça indica problemas sérios. Muitas vezes, elas são resultado de fatores cotidianos, como má postura, privacão de sono, estresse, problemas de visão ou desidratação.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar