
Sentir dores nos ombros pode ser resultado de má postura, movimentos repetitivos, carregamento exagerado de peso ou até mesmo traumas e lesões. A depender do incômodo, algumas estratégias podem ser adotadas para aliviar a dor.
Segundo a Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), esse tipo de incômodo fica atrás apenas das dores nos joelhos e na coluna. Isso acontece porque o ombro é a articulação de maior mobilidade do corpo humano e a que mais usamos para as tarefas diárias. Sendo assim, são as mais suscetíveis a lesões inflamatórias por movimentos excessivos e repetitivos, como tendinites e bursites, além das doenças degenerativas e traumáticas.
O ortopedista Layron Alves, especialista em cirugia do ombro e cotovelo diz que quando essas dores ainda não são sintomas de uma doença como artrose, fraturas e inflamações, é possível amenizá-las com algumas pequenas mudanças de hábito. Confira!
Corrija a postura
A má postura é uma das séries de hábitos que ocasionam dores nos ombros. "As pessoas não imaginam que a coluna pode interferir diretamente no ombro. Mas, quando uma coluna está desalinhada, isso gera algumas tensões musculares na região da escápula, que consequentemente aumenta a sobrecarga dos tendões do ombro. E isso significa dor”, alerta o médico.
Quer mais notícias sobre Saúde? Acesse nosso canal no WhatsApp
Se você passar longos perídos sentado, levante-se algumas vezes e faça leves alongamentos. Cruze os braços, um de cada vez, na frente do tórax e pressione-o junto ao peito. Realize também rotações do pescoço e flexões laterais, por exemplo. Isso ajudará a reduzir a tensão nos ombros e, consequentemente, a dor.
Reduza o estresse
Outro ponto muito comum, mas pouco relacionado às dores nos ombros é o estresse. Além de dores de cabeça, mudanças na pressão arterial e no humor, ficar estressado acaba deixando os músculos rígidos e tensionados, o que se manifesta em quadros de dor no corpo, inclusive nos ombros.
Faça atividades físicas
A última dica do ortopedista não é um segredo, no entanto, a simples falta da atividade física na rotina ainda faz muita gente sofrer com dores nos ombros e em outras partes do corpo. Isso porque, quando o corpo é submetido a exercícios físicos, ocorre a liberação de endorfina, o hormônio responsável por reduzir a dor e provocar a sensação de alívio e de prazer.
Por fim, é fundamnetal consultar um especialista e ficar atento caso a dor seja recorrente e se intensifique. Segundo o Dr. Layron, dores causadas por inflamações e traumas não irão diminuir. O ideal, nestes casos, é sempre passar por uma consulta médica para que o quadro seja tratado de acordo com o histórico clínico do paciente.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar