
O Brasil se despediu no último domingo (20) de uma de suas vozes mais carismáticas e autênticas. Preta Gil, cantora, atriz e empresária, filha de Gilberto Gil e símbolo de representatividade, faleceu nos Estados Unidos aos 50 anos. A causa foi um câncer de intestino que, após um breve período de remissão, retornou de forma agressiva, atingindo diferentes partes do corpo.
A luta da artista contra a doença foi pública, transparente e marcada por coragem. Diagnosticada pela primeira vez em janeiro de 2023, Preta enfrentou com bravura cada etapa do tratamento. Em 2024, contudo, ela revelou que o câncer havia voltado — desta vez com metástase em dois linfonodos, no peritônio, e também com uma lesão no ureter, o que tornava o quadro mais complexo e exigia medidas ainda mais drásticas.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Família organiza traslado do corpo de Preta Gil, que permanece nos EUA
- Última vez que Preta Gil subiu ao palco foi ao lado do pai, em show de "despedida"
- Preta Gil: uma vida marcada pela arte, coragem, e luta até o fim
Quando o câncer volta: o que acontece no corpo?
Segundo o oncologista Sergio Roithmann, chefe do Serviço de Oncologia do Hospital Moinhos de Vento (RS), quando há recidiva de um câncer, é sinal de que células tumorais resistentes já haviam escapado do controle logo no início da doença. Mesmo com tratamentos como cirurgia e quimioterapia, algumas dessas células podem circular de forma invisível pelo organismo e, eventualmente, dar origem a novos focos.
No caso do câncer de intestino, as células podem viajar pelos vasos linfáticos ou sanguíneos, alcançando áreas como os linfonodos, o peritônio, o fígado ou os pulmões. A lesão que Preta apresentou no ureter — tubo que liga os rins à bexiga — provavelmente foi consequência da metástase no peritônio.
“Quando o câncer se espalha dessa forma, o tratamento precisa ser sistêmico, ou seja, atuar em todo o corpo. Às vezes a cirurgia ainda pode ter papel importante, mas é um cenário mais delicado e que exige muita individualização”, explicou Roithmann.
Quer mais notícias de saúde? Acesse o canal do DOL no WhatsApp
O que é metástase?
A metástase é o processo pelo qual células cancerígenas se deslocam do tumor primário e se instalam em outros órgãos. Isso transforma um câncer localizado em uma doença sistêmica. Embora existam terapias para controlar e até conter esse avanço, o tratamento é mais desafiador e a cura torna-se menos provável, especialmente quando há múltiplas áreas atingidas.
“Hoje em dia, conseguimos identificar melhor as características genéticas e moleculares dos tumores. Isso permite indicar quimioterapia, imunoterapia ou medicamentos biológicos, dependendo da sensibilidade do câncer e da resposta esperada. Mas, mesmo com todo o avanço, a metástase ainda é uma fronteira difícil de superar”, afirmou o especialista.
Sinais e prevenção do câncer de intestino
De acordo com o Ministério da Saúde, os sinais que comumente indicam câncer de intestino são:
- Sangramento nas fezes;
- Massa (tumoração) abdominal;
- Dor abdominal;
- Mudança de hábito intestinal.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, a recomendação é evitar o tabagismo e o uso de bebidas alcoólicas, praticar atividade física, ter uma alimentação rica em fibras, além de evitar alimentos ultraprocessados e açúcares. Outra orientação dos especialistas é fazer o rastreamento de doenças mesmo sem sintomas.
Um legado de força e humanidade
Preta Gil jamais escondeu sua dor, seus medos ou suas limitações durante o tratamento. Pelo contrário: transformou sua vivência em um ato de resistência e acolhimento para milhares de pessoas que enfrentam doenças semelhantes. Compartilhou quedas de cabelo, internações, cirurgias e também seus momentos de esperança, como quando comemorou estar “livre do câncer”, no fim de 2023 — antes da recidiva.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar