plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
SUPER DICAS

Veja como melhorar seu celular Android em apenas 8 passos

Essas super modificações vão deixar o seu aparelho mais seguro e econômico.

Imagem ilustrativa da notícia Veja como melhorar seu celular Android em apenas 8 passos camera USA-Reiseblogger/Pixabay

Você sabia que existem diversos recursos oferecidos em um aparelho celular Android que possibilita torná-lo não apenas mais seguro, como muito mais econômico? São detalhes que fazem a diferença e vão deixá-lo como novo. O melhor: não é preciso fazer muita coisa, basta concluir oito procedimentos simples!

+ Ananindeua recebe ação do Castramóvel nesta segunda (10)

Apesar das configurações serem personalizadas, variar de uma versão de Android para outra, os recursos são os mesmos: saber a localização do smartphone, economizar a bateria, melhorar a segurança e privacidade dos dados e evitar distrações ou perturbações.

Veja como melhorar seu celular Android em apenas 8 passos
📷 |AMARNATH RADHAKRI/PEXELS

1 - Otimizar bateria

Existem algumas maneiras de fazer durar mais tempo a bateria, mesmo que seja antiga. Um aparelho com uma bateria saudável vai garantir que você não perca nenhuma chamada ou mensagem importante, além de pesquisas essenciais, entre outros.

a) diminua o brilho: É possível ajustar o brilho da sua tela para diminuir o consumo de bateria do seu Android. Você pode ajustar manualmente, basta descer a “bandeja” na tela do celular, onde é possível definir esse nível.

b) otimizar consumo da bateria: optar por esse recurso vai limitar o funcionamento da bateria para os aplicativos que a pessoa menos utilize. Para ativá-lo, basta acessar “configurações”, depois “bateria”. Procure por algo chamado “bateria adaptável”.

c) ativar modo noturno: qualquer Android com a versão 10 ou acima possui o modo noturno como opção. A função ajuda a gastar menos energia, pois reduz o esforço dos olhos quando focados no aparelho, além de melhorar a vida útil da bateria.

2 - Organize sua tela

Outra forma de deixar seu aparelho como novo é organizar a tela inicial do seu smartphone, uma vez que a organização irá exigir menos esforço do aparelho para carregar a área onde os aplicativos estão dispostos.

3 - Configurar função “Não perturbe”

Uma opção, que nem todas as versões Android oferecem, é desabilitar as notificações. A opção permite que o usuário não se distraia com sons ou vibração, permitindo estabelecer alguns limites para as interrupções.

4 - Em caso de perda do celular…

Ninguém compra um aparelho pensando que poderá perdê-lo, mas é sempre bom estar precavido. Deixe-o devidamente configurado para, se isso acontecer, conseguir encontrá-lo sem dificuldades desde que, claro, tenha alguma conexão com a internet. A medida vale também para casos de furtos.

Para configurá-lo, acesse as configurações, selecione o menu “segurança” e procure a opção “encontre meu dispositivo”. Siga os procedimentos para habilitá-lo e pronto!

Veja como melhorar seu celular Android em apenas 8 passos
📷 |LISAFOTIOS/PEXELS

5 - Bloqueio de tela

Outra medida para garantir que invasores não mexam no seu aparelho sem a sua permissão, seguindo a proposta de fortalecer a segurança, é definir o tempo para o bloqueio de tela. Para isso, basta acessar as configurações do celular, acessar a segurança e definir os detalhes em “bloqueio de tela”.

6 - Mudar a senha

A senha em um aparelho celular funciona como a chave da sua casa. Em outras palavras, quem tem acesso a ela poderá entrar livremente no seu aparelho e ver diversas coisas pessoais e confidenciais, como e-mails, anotações, fotos, aplicativos de banco, entre outros.

+ Tecnologia: setor deve criar mais de 700 mil vagas

Por isso, defina sua senha com letras, números e símbolos e faça isso com certa frequência, mude de vez em quando.

7 - Permissões de localização

Pode não parecer, mas muitos aplicativos consomem a bateria do seu aparelho mesmo quando não estão em funcionamento. O acesso à localização por apps acaba estragando os lugares pelos quais você passa.

Para verificar isso, basta checar em “localização”, depois “permissão do app” e selecionar uma das opções: “permitir o tempo todo”, “permitir durante o uso do app” ou “negar”.

8 - Faça o backup

Esse recurso é importante para salvar dados que ficarão disponíveis e serão baixados em outros aparelhos caso você decida mudá-lo ou mesmo tenha perdido. Essa opção, sem dúvida, está disponível em todas as versões dos aparelhos Android.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tech

Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

Últimas Notícias