plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
SURPREENDENTE

Tubarão intriga biólogos ao nascer em aquário só de fêmeas

Possível caso raro de reprodução assexuada chamou atenção dos especialistas

Imagem ilustrativa da notícia Tubarão intriga biólogos ao nascer em aquário só de fêmeas camera Ispera, o novo filhote do aquário | Divulgação/Instagram/@acquariocalagnone

Fazemos parte de um universo que não cansa de nos surpreender, todos os dias é possível descobrir algo fascinante, que até então não fazia parte de nossa rotina. A mãe-natureza capricha em todas as suas criações e faz questão de evidenciar isso.

Um bom exemplo disso é o nascimento de um tubarão do Aquário de Cala Gonone, na Itália, que tem intrigado biólogos. O motivo é que Ispera, como foi chamada a nova integrante da família, foi concebida em um tanque no qual havia apenas tubarões fêmeas.

De acordo com a diretoria do estabelecimento, a mãe da filhote da espécie cação-liso está há 10 anos no tanque sem contato com machos e, portanto, teria se autofecundado, gerando um clone de si mesma. Segundo os biólogos do local, a partenogênese, como é chamado o fenômeno, costuma ocorrer em algumas espécies de répteis, pássaros e peixes, porém é extremamente rara em tubarões.

VEJA O VÍDEO!

Os especialistas dizem que o caso da filhote nascida nesta semana pode ser explicado pela fertilização de uma célula-ovo imatura, a qual teria se comportado de maneira semelhante a um espermatozoide. A equipe do aquário, no entanto, aguarda o resultado de uma análise de DNA, que poderá comprovar se Ispera é de fato fruto de uma partenogênese ou não.

VEJA TAMBÉM!

Para os cientista da Universidade de Queensland, Christine Dudgeon, esse fenômeno pode funcionar como uma forma de defesa da espécie, para que se mantenha viva, mesmo na ausência de machos. "Os genes da mãe são transmitidos de fêmea para fêmea até que haja machos disponíveis para acasalar", explicou Dudgeon ao jornal New Scientist.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Bizarro

Leia mais notícias de Bizarro. Clique aqui!

Últimas Notícias