plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
DICAS

Água sanitária: usos do produto vão além do que você imagina

A água sanitária pode ser usada de diferentes formas, mas será que você conhece mesmo o potencial do produto?

Imagem ilustrativa da notícia Água sanitária: usos do produto vão além do que você imagina camera O produto reduz também a quantidade de germes em todos os tipos de superfícies e diminui o risco de infecção. | Reprodução/Freepik

A água sanitária é um dos produtos de limpeza mais conhecidos e utilizados pela sua versatilidade. Costuma ser usada dentro e fora de casa, como produto de limpeza e desinfetante. O produto reduz também a quantidade de germes em todos os tipos de superfícies e diminui o risco de infecção. A água sanitária pode ser usada de diferentes formas, mas será que você conhece mesmo o potencial do produto?

Além de ser utilizada para limpar a casa, ela também é usada na lavagem de roupas, principalmente as brancas. Não tem cheiro, cor ou outros componentes de limpeza em sua composição.

O produto pode ser utilizado por exemplo, para desinfetar banheiros e quintais, e tirar mofos e bolor. Basta esfregá-lo diretamente no local que seja desinfetar com uma vassoura e deixar agir por 15 minutos. Se quiser diluir a água sanitária, misture 1 litro de água a cada 20mL.

Para as roupas brancas, o ideal é que diminua essa mistura para 10mL. Coloque as peças de molho por 30 minutos e depois lave na máquina normalmente (não seque ao sol).

É recomendável usar luvas de proteção por causa do cloro. E também deve-se tomar cuidado ao utilizá-la em locais fechados por causa do seu cheiro forte. Nunca misture com produtos com amônia. E não se esqueça de que a água sanitária mancha roupas coloridas.

Limpeza do carro

Para uma limpeza detalhada do seu veículo, misture uma solução 50/50 de água e água sanitária e esfregue o interior do seu carro com uma escova de dentes mergulhada na solução para remover poeira e gordura e outros componentes plásticos.

Roupa de bebê

Crianças pequenas se sujam a toda a hora e a roupa dos bebês costumam ter manchas. Para evitar isso, use água sanitária diluída para remover quaisquer manchas e deixar a roupa de bebê como nova.

Caixa térmica

O início do verão significa que é hora de desempacotar a caixa térmica. Mas, após meses estando fechada, é aconselhável colocar uma solução de água com água sanitária diluída na caixa, fechar a tampa e deixar durante a noite. Isso matará todos os germes e deixará a caixa sem odores.

Caixa de areia do gato

Para se livrar do mau cheiro da areia de gato, é recomendado lavar a caixa de areia com água sanitária diluída em água. Essa solução mata os micróbios responsáveis pelos odores.

Tábua de cortar

Sabia que uma tábua de cortar pode conter bactérias 200 vezes mais perigosas do que a tampa do vaso sanitário? É por isso que lavar este utensílio de cozinha é essencial. Esfregue diariamente com água morna e sabão e uma solução de água sanitária diluída em água.

Pragas aerotransportadas

Prepare a sua própria solução desinfetante em aerossol ar misturando água, água sanitária e o seu óleo essencial favorito. Pulverize pela casa para manter os germes afastados e manter sua casa com um cheiro limpo e fresco.

Repelente de mosquito

Os insetos odeiam água sanitária, incluindo mosquitos. Portanto, coloque o produto em um copo e deixe-o onde os mosquitos estão, aos poucos o problema será solucionado.

Brinquedos para animais

Os animais de estimação adoram brincar e não há nada melhor do que roer brinquedos. Lembre-se de os limpar com uma solução neutra de água e água sanitária e depois enxague com água fria.

Ferramentas de jardim

As ferramentas de jardim acumulam muito pó. Sujeira essa que pode transferir todos os tipos de doenças e parasitas para as suas calças e ferramentas. Depois de as usar, deixe-as de molho durante a noite em água misturada com água sanitária para as desinfetar.

Cortes de plantas

Os cortes das plantas são feitos para cultivar novas plantas. Um método para manter uma corte fresco livre de doenças e livrá-lo de quaisquer parasitas desagradáveis é primeiro mergulhá-lo brevemente em água sanitária diluída em bastante água.

Piscina

Deve sempre cobrir uma piscina não utilizada ou, melhor ainda, drenar a água. Às vezes, isso não é possível ou prático. Mas a água deixada durante longos períodos pode acumular uma película verde de algas. Adicione 3,5 litros de água sanitária para cada 38 litros de água e observe as algas dissolverem-se rapidamente.

Copos e canecas

Usar uma solução diluída de água sanitária e água é uma excelente maneira de se livrar de manchas de chá e café em xícaras e canecas. Deixe durante a noite e enxágue abundantemente na manhã seguinte em água fria corrente.

Vasos de flores

Você pode desinfetar vasos de flores de jardim e plantadores usando água sanitária. Primeiro, lave e enxague bem os recipientes com água fria. Em seguida, mergulhe-os em uma solução de cerca de meia xícara de água sanitária para 3,5 litros de água. Deixe por 10 minutos antes de enxaguar.

Mofo e bolor

Mofo e bolor podem ser perigosos para a saúde. O banheiro, por exemplo, é o ambiente mais propício a essa matéria orgânica desagradável, onde muitas vezes se acumula nos azulejos e nas cortinas de chuveiro. A solução? Uma mistura de partes iguais de água sanitária e água pulverizada sobre a área afetada. Espere 20 minutos e depois esfregue, limpe e enxague.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias