plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
VOCÊ OUVIU?

ET? Apocalipse? O que é o barulho estranho no céu de Belém

População tenta entender o que está acontecendo. Pesquisador diz que não há o que temer!

Imagem ilustrativa da notícia ET? Apocalipse? O que é o barulho estranho no céu de Belém camera Oswaldo Forte/Ag. Belém

O mistério continua no ar e até agora não se sabe exatamente a origem do barulho nos céus de Belém e região, durante a noite. O ruído se assemelha ao de uma turbina de avião, mas nenhuma aeronave é avistada durante o som. O fenômeno já foi relatado em outras ocasiões na região e toda vez que acontece fica entre os assuntos mais comentados nas redes sociais. Em Vigia, no nordeste paraense, algo semelhante foi registrado ano passado e, por lá, o “estrondo” ficou popularmente conhecido como o som das trombetas do apocalipse.

Aliás, são várias as teorias populares e suposições para tentar explicar o que está acontecendo. Algumas, inclusive, chegam a atribuir uma visita de extraterrestres na região – o que não seria a primeira vez, já que, em 1977, os moradores de Colares foram atacados por objetos voadores não identificados (Ovnis) que incidiam uma luz sobre as pessoas, deixando-as enfraquecidas. Um caso que ficou conhecido como “chupa-chupa” e resultou na maior investigação sobre o aparecimento de ufos (óvnis) feita pela Força Aérea Brasileira, denominada de Operação Prato.

Ontem (23), dezenas de moradores da capital paraense relataram ter ouvido o tal barulho. Na madrugada de hoje (24), novos relatos foram publicados nas redes sociais. Um internauta postou que o barulho ouvido na Sacramenta, na noite anterior, estava sendo ouvido em Icoaraci.

No fenômeno do último dia 23, o internauta destacou o tempo de duração do ruído.

Há pouco mais de um ano, em setembro de 2020, o mesmo fenômeno foi registrado por um morador do Pedreira, que chegou a gravar e publicar um vídeo com o barulho estranho.

Em abril de 2020, também ocorreram mais relatos do fenômeno.

Mas, afinal, o que é este barulho? Precisamos ter medo? O que eles anunciam? Se é que isto pode ser considerado um sinal.

Paraense relata estranhos fenômenos com possível OVNI em Marituba. Assista ao vídeo!

Estas perguntas têm deixado muita gente inquieta pelas respostas. E o que é mais intrigante é que não há uma explicação única. O geofísico Sergio Sacani, dono do site Space Today, cujo conteúdo é voltado para notícias cientificas focadas em Astronomia, Astrofísica e Astronáutica, destacou que o ruído pode estar relacionado a diversos fenômenos atmosféricos. “São fenômenos naturais que acontecem com o planeta Terra. Não tem nada de extraordinário. Não é o fim do mundo, nem um ataque extraterrestre”, tranquiliza.

Sergio Sacani diz que fenômeno precisa ser investigado, mas não há o que temer.
📷 Sergio Sacani diz que fenômeno precisa ser investigado, mas não há o que temer. |Reprodução/Space today

Sergio mantém um canal no Youtube, que leva o mesmo nome do site. Um dos vídeos que produziu, o episódio nº 2173, que tem 259 mil visualizações, traz uma explanação dele sobre o que pode ser o barulho. “Pode ser a entrada de um asteroide na atmosfera; o som de aviões de caça, dependendo da região onde é relatado; pode ser uma instabilidade magnética; um teste militar ou até escape de gases na atmosfera”, levanta.

Os primeiros relatos sobre sons estranhos vindos do céu, segundo ele, datam de 1820. Em 2012, houve o maior número de registros. O pesquisador ressalta ainda que fenômenos atmosféricos ligados a tempestades também podem produzir ruídos estranhos. “Estas explicações já foram verificadas”, justifica. “Em cada lugar que é registrado, tem de ser investigado para saber a origem e a explicação”, pontua Sacani. "O tempo todo estão acontecendo fenômenos ao nosso redor e a gente não escuta", encerra.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias