Pela praticidade, o micro-ondas é utensílio indispensável na cozinha. Ele permite que os alimentos que estão na geladeira sejam esquentados em poucos segundos. Isso poupa um bom tempo em um mundo cada vez mais corrido. Mas será que esta pratica de requentar os alimentos é segura?
Alguns estudos indicam que o reaquecimento de alguns alimentos pode fazer mais mal do que bem. Nesse sentido, fica a pergunta: quais alimentos são um risco para aquele famoso "R.O" (resto de ontem)?
O DOL separou uma lista de alimentos que podem acabar fazendo mal ao seu organismo quando requentados. Confira:
Aipo/Salsão
Pesquisas sugerem que o calor do micro-ondas pode tornar o aipo tóxico, causando intoxicação alimentar. Por isso é recomendável que se coma o aipo cru.
Ovos
Se forem cozidos ou mexidos é melhor não requentá-los, já que, se não forem aquecidos corretamente, podem se tornar tóxicos para o organismo. O recomendável é comê-los assim que forem feitos.
Espinafre
O espinafre também entra na lista de alimentos requentados que são perigosos para a saúde. Isso porque o espinafre é rico em nitrato que, quando reaquecido, se transforma em nitrito, substância que pode ser prejudicial à saúde.
Cogumelos
Os cogumelos comestíveis e outras variedades de fungos não devem ser requentados, pois podem resultar em problemas digestivos e até mesmo do coração.
Batatas
Ao serem reaquecidas, elas podem favorecer o botulismo, doença bacteriana rara que pode levar à morte.
Leia também:
Ufra divulga listão dos aprovados; confira os detalhes aqui!
Vídeo: Esposa de PM que cortou cabelo de amante é presa
Frango
Quando frito e reaquecido, o frango pode se tornar pesado demais para a digestão: ao esfriá-lo na geladeira, sua composição de proteínas muda, o que pode causar problemas digestivos.
Beterraba
Assim como o espinafre, a beterraba tem uma pequena quantidade de nitrato. Embora inofensiva, é melhor evitar seu contato com altas temperaturas. Especialistas em nutrição e saúde recomendam que a beterraba seja aproveitada como sucos, batidas ou saladas.
Arroz
Dependendo de como o arroz é guardado, seu reaquecimento pode ser um perigo para a saúde. Isso porque ele pode conter bactérias chamadas Bacillus cereus, que sobrevivem a alguns processos de cozimento. Ela é a principal causadora de intoxicação alimentar do arroz reaquecido ou cozido.
Para reduzir o risco do crescimento das bactérias, é preciso se certificar que durante o cozimento do arroz ele atinja uma temperatura alta. Não deixe o arroz ou qualquer comida quente em repouso por mais de 1 hora, é indicado colocá-lo diretamente na geladeira ou no freezer.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar