A proeminência laríngea, popularmente conhecida como "pomo de Adão", "maçã de Adão" ou "gogó", é uma saliência da cartilagem do pescoço humano, um dos órgãos envolvidos no processo de fala. A expressão "pomo de Adão" tem sua origem histórica nas citações da Bíblia com o primeiro homem, segundo as escrituras sagradas, o que teria comido o “fruto proibido”, dando origem ao pecado.
O seu crescimento é maior nos indivíduos do sexo masculino, pela maior presença do hormônios da testosterona. O que muitos não sabem é que esta característica anatômica não é “privilégio” apenas dos homens.
As mulheres também têm "gogó", embora menos evidente. Em alguns homens, o “gogó” tem proeminência pontiaguda e saltada, ficando ainda mais visível ao engolir. Geralmente, a elevação começa a surgir durante a puberdade e qualquer pessoa pode desenvolvê-la.
Qual a função do Pomo de Adão?
De acordo com os especialistas, a medida que o Pomo de Adão se torna mais proeminente, acredita-se que ele desempenhe um papel no amadurecimento da voz, diminuindo o tom mais alto do som da voz que ocorre na infância.
Ainda segundo os especialistas, pessoas com Pomo de Adão mais visível, geralmente, têm a voz mais baixa, comparado com aquelas onde a estrutura não é tão notória. Esta teoria foi estudada apenas em alguns cadáveres, de acordo com o National Library of Medicine, e sua função não está definitivamente comprovada pela ciência.
Veja também:
- Gimenez diz preferir pênis médio: afinal, tamanho importa?
- Cientistas encontram clitóris em cobras fêmeas; confira!
- Miniolhos criados laboratório ajudam a estudar cegueira
Para alguns cientistas, o Pomo de Adão não tenha função alguma. Outros entendem que a projeção é como se fosse uma espécie de “casa” onde abriga as estruturas que produzem nossa voz, protegendo a laringe e as cordas vocais de traumas.
Por não ter uma função definida é possível a realização da cirurgia de condrolaringoplastia, conhecido como raspagem traqueal, procedimento estético para diminuir a projeção no pescoço.
Qualquer pessoa pode ter?
A cartilagem tireoidiana muda de forma em ambos os sexos, mas para os homens a mudança geralmente é maior, o que significa ser mais perceptível. No entanto, a laringe de todas as pessoas cresce durante a puberdade, em idades entre os 16 e 17 anos, sendo influenciado por fatores genéticos e pela produção de testosterona.
Portanto, encontrar mulheres com a estrutura visível é possível, já que na puberdade elas podem produzir mais testosterona. O contrário também é possível: homens com o “gogó” imperceptível por terem produzido menos testosterona nesta fase.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar