Se você faz parte daquele time de pessoas que costumam lavar o pijama para dormir a cada cinco dias ou mais, fique atento com o perigo que você pode estar correndo.
Sabe aquele blusão, pijama ou até aqueles shorts que você costuma separar para dormir à noite durante horas de sono? Saiba que você pode estar dormindo com o “inimigo” na sua cama como bactérias, fungos, mofos e ácaros que prejudicam a saúde.
Por muitas vezes não apresentarem mau cheiro ou estar visivelmente sujos, as pessoas costumam usar o mesmo pijama por várias noites seguidas. Muita gente não sabe que ao usar uma peça de roupa, resíduos de pele como secreções naturais do corpo e microrganismos são transferidos para ela e passam a ficar acumulados.
"O mais comum é acúmulo de bactérias, fungos e ácaros. Esses microrganismos podem causar infecções, micoses, alergias e até infestações tipo sarna. As infecções não são tão comuns, mas se a pele estiver com machucados, elas podem ocorrer", disse Joaquim Xavier, dermatologista do Hospital Sírio-Libanês em entrevista ao Viva Bem UOL.
Com qual frequência lavar?
De acordo com especialistas, a peça deve ser lavada e trocada de três a quatro dias, pelo menos.
Clima quente
Para quem mora em locais muito quentes, quem sofre com alergia, doença respiratória ou até quem costuma transpirar demais durante a noite, o ideal é que o pijama seja trocado a cada dois dias, isso evita a proliferação desses microrganismos.
"Esses pacientes possuem aumento de sensibilidade aos ácaros que se desenvolvem na descamação natural da pele. E não limpar essa descamação pode desencadear asma e rinite", diz a dermatologista da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), Fabiane Brenner.
Clima frio
De acordo com Sumire Sakabe, infectologista do Hospital Nove de Julho, caso a pessoa more em locais mais frios, como na região sul, e possui hábito de tomar banho antes de colocar o pijama, a peça deve ser lavada uma vez na semana para eliminar as células mortas. Lembrando que essa higienização não pode passar desse prazo.
"Além dos microrganismos da nossa pele, as próprias células mortas, e os ácaros, que se alimentam delas, ficam nas roupas de cama e nas nossas roupas, inclusive o pijama", diz Sakabe.
Como lavar o pijama?
O ideal é sempre ser a etiqueta para saber a forma correta de lavar cada peça, como os tecidos como algodão, poliéster e sintético por exemplo, eles devem ser lavados com sabão neutro e água morna ou quente.
Algumas bactérias podem sobreviver às lavagens de baixa temperatura e as lavagens acima de 40 graus facilitam a eliminação desses seres.
Tecidos como seda e lã devem ser lavados a mão com água fria, se optar pela máquina de lavar, lave no ciclo delicado.
"É recomendável evitar amaciantes para diminuir risco de desenvolver dermatite de contato por fragrância", acrescenta.
Outras roupas
Cada tipo de roupa que usamos requer uma atenção especial quanto a higienização. Confira:
Roupas e cama: devem ser lavadas e trocadas a cada dez dias, mas se você morar em uma região quente faça essa troca uma vez na semana
Toalhas de banho: devem ser lavadas após três ou cinco usos
Roupas íntimas: devem ser lavadas após cada uso
Sutiã: pode ser usado duas ou três vezes antes de lavar
Meias: devem ser lavadas após cada uso
Camisetas, vestidos e roupas de academia: devem ser lavadas após cada uso
Roupas sociais e jeans: podem ser usadas até duas vezes antes de serem lavadas, se a região não for muito quente e a pessoa não transpirar demais.
Casacos e jaquetas: a lavagem pode ser após duas ou três vezes o uso.
Leia também:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar