Na mesa dos brasileiros durante a ceia das festas de fim de ano, algumas comidinhas parecem ser indispensáveis. Uva passa, chester, peru, champagne e panetone são alguns exemplos. Vamos conhecer algumas curiosidades sobre eles?
Uva passa
Muitas vezes temida, mas indispensável para alguns, a uva-passa é, na verdade, uvas que passaram por um processo de desidratação, seja natural ou industrial. O professor Gustavo Guadagnucci Fontanari explica que esse processo envolve a remoção do conteúdo de água da uva. “O processo de desidratação, pode ser realizado naturalmente, usando-se a luz do sol, ou de forma industrial, em secadores ou estufas, com parâmetros de fluxo de ar, temperatura e umidade relativa controlados. Em ambos os casos, o processo de desidratação da uva passa consiste na remoção de seu conteúdo de água”.
Conteúdos relacionados
- Conheça Argan, fruta "milagrosa" que ajuda a emagrecer
- Boas energias? Entenda os significados das plantas begônias
Champagne
A famosa bebida para brindes nas festas de fim de ano recebe seu nome da região de Champagne, na França, onde foi criada. Produzida em outros lugares, é chamada de Espumante. O processo tradicional chamado de champenoise ocorre na região francesa, com a segunda fermentação na garrafa.
Chester e Peru
O professor Fernando Tavares esclarece que o chester não é uma espécie, mas uma marca registrada de aves de festa. Já o peru é uma espécie nativa da América do Norte, maior que a galinha doméstica, com carne macia e adocicada.
Quer saber mais sobre as curiosidades? Acesse nosso canal no Whatsapp
Panetone
Com uma história que remonta a 1495 na Itália, o panetone é formado por farinha, ovos, manteiga, lipídios, essências, açúcar, água e fermento. A professora Luiza Martins destaca que seu processo de fermentação leva quase nove horas, e o aroma característico é resultado dos óleos essenciais adicionados durante o processamento.
Segundo a professora Luiza Martins, o Panetone é essencialmente formado por farinha, ovos, manteiga, lipídios, essências, açúcar, água e fermento, possuindo um sabor altamente característico.
"Só o processo de fermentação na sua fabricação leva quase nove horas. Após essa etapa, a massa do panetone é combinada com passas, frutas cristalizadas e óleos essenciais em uma batedeira grande. O aroma distinto do panetone é atribuído aos óleos essenciais adicionados durante seu processamento", explica a professora.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar