Os dinossauros foram extintos há mais de 66 milhões de anos no final do período Cretáceo, possivelmente devido a um impacto de asteroide na região que hoje é o México.
Mas o que mais instiga as pessoas é o que esses gigantes da história faziam. O que comiam? Qual espécie era mais veloz? Em termos de velocidade, não é algo tão fácil de medir.
Filmes como Jurassic Park mostram os gloriosos velociraptores como os mais ágeis e extremamente rápidos, mas será que eles eram os mais velozes de todos?
Não é tão simples determinar esses comportamentos, haja vista que é raro registros fósseis guardarem esse tipo de atividade, mas a Ciência continua o trabalho minucioso de investigação.
A velocidade dos dinossauros
Os estudos ainda não conseguem dizer com precisão qual foi o dinossauro mais rápido que já pisou na Terra. No entanto, alguns indicadores podem ajudar nos que provavelmente estiveram entre os mais velozes.
Quer mais notícia sobre Curiosidades? Acesse nosso canal no WhatsApp
Um dos mais promissores teria sido o Ornithomimosauria, um grupo de dinossauros que se parecia com um avestruz moderno. Uma característica anatômica que pode indicar a velocidade de um animal é o comprimento de suas coxas e das canelas. Essas informações podem ser usadas em modelos científicos para estimar a velocidade de dinossauros. De acordo com esses dados, estimativas colocam o Velociraptor correndo em uma velocidade de cerca de 40 km/h.
"Teria sido bastante rápido para os padrões dos dinossauros, mas não o mais rápido", disse o pesquisador do Museu de História Natural de Londres Dr. David Button em comunicado oficial. O Ornithomimosauria, por sua vez, teria sido capaz de atingir velocidades de até 48km/h.
Criando modelos de velocidade
De acordo com pesquisadores, as trilhas deixadas por dinossauros na Terra são uma forma de investigar a velocidade que eles se moviam. Com essas informações, investigadores podem observar uma sequência de pegadas deixadas por um indivíduo e criar uma estimativa com base na pegada e no tamanho dos pés.
Segundo dados fornecidos pelo Museu de Paleontologia da Universidade da Califórnia, a velocidade mais rápida de um dinossauro determinada por rastros até agora foi de 43,5 km/h — o que seria mais devagar do que Usain Bolt quando conquistou seu recorde mundial de velocidade (44,7 km/h).
Um problema encontrado pelos pesquisadores é que as pistas se preservam melhor em terreno macio, o que significa que temos apenas uma visão limitada da velocidade dos dinossauros. Por esses motivos, a ciência atualmente se apoia em abordagens de robótica evolutiva para modelar a rapidez dessas incríveis criaturas com base em suas anatomias.
Para os modelos computacionais musculoesqueléticos, o dinossauro mais rápido identificado até aqui foi o compsognato, um pequenino predador que também aparece em Jurassic Park. De qualquer forma, sorte a nossa de não termos que apostar corrida contra nenhum desses gloriosos répteis do passado.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar