plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
TECNOLOGIA ANTIGA

Poço de 7 mil anos pode ser a construção de madeira mais antiga do mundo

Estrutura tem datação aproximada de 7.275 anos e fica na cidade de Ostrov, no leste europeu.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Poço de 7 mil anos pode ser a construção de madeira mais antiga do mundo camera Estrutura foi descoberta em 2018, durante obras no local. | Divulgação / Centro Arqueolólico Olomouc

Um achado que remete às origens da ciência arquitetônica na humanidade! Isso é o que apontam arqueólogos, que descobriram um poço de madeira com aproximadamente 7.275 anos, que pode ser a estrutura de madeira mais antiga já encontrada no mundo.

A descoberta ocorreu durante as obras da rodovia D35, em Ostrov, na República Tcheca, em 2018, e impressiona pela técnica avançada utilizada na construção. O poço foi construído com troncos de carvalho cortados entre 5266 e 5255 a.C., segundo análise dendrocronológica.

Leia também

A estrutura possui cerca de 80 cm por 80 cm de base e 1,40 m de altura, formada por quatro postes nos cantos e tábuas encaixadas entre eles. Alguns pedaços de madeira indicam reaproveitamento, o que demonstra conhecimento sofisticado dos antigos construtores.

Poço de 7 mil anos pode ser a construção de madeira mais antiga do mundo
📷 |Divulgação / Centro Arqueolólico Olomouc

Quer receber mais notícias curiosas sobre o mundo? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!

Apesar de ter sido construída com ferramentas simples, feitas de pedra, osso, chifre e madeira, a técnica do poço é semelhante a métodos usados em períodos posteriores, como as idades do Bronze e do Ferro.

A estrutura alcança o lençol freático, o que mostra que os povos neolíticos já compreendiam o funcionamento das fontes subterrâneas de água.

Importância histórica e conservação

Fragmentos de cerâmica encontrados no interior sugerem que o poço atendia diversas comunidades durante a Revolução Neolítica, quando grupos humanos passaram do nomadismo para a agricultura e assentamentos fixos. O excelente estado de conservação se deve ao fato de a estrutura ter permanecido submersa por séculos.

Atualmente, o poço passa por um processo de conservação que inclui a imersão das tábuas em solução de sacarose para preservar sua forma original. Os detalhes da pesquisa foram publicados no Journal of Archaeological Science em 2020.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Curiosidades

    Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

    Últimas Notícias