plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
SEGUNDO SÃO MALAQUIAS

Morte de Papa aviva crença na profecia sobre o 'fim do mundo'

Segundo o manuscrito, o Papa Francisco é o último papa antes do 'fim do mundo'. Entenda!

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Morte de Papa aviva crença na profecia sobre o 'fim do mundo' camera O documento de 900 anos foi encontrado há pouco tempo nos arquivos do Vaticano. Segundo a antiga "Profecia dos Papas", o fim do mundo pode ocorrer já em 2027. | Foto: Reprodução

A morte do Papa Francisco deixou não apenas a comunidade católica quanto o mundo inteiro consternado pela partida do Santo Padre. Muito querido por líderes e pessoas de todo o mundo, a figura de Francisco foi sinônimo de amor e devoção pela humanidade.

A partida do pontífice nesta segunda-feira (21) fez com que muitos se lembrassem da profecia de São Malaquias (1094-1148), de 900 anos. O antigo documento é considerado um dos mais emblemáticos e místicos da Igreja Católica.

Segundo o manuscrito, o Papa Francisco é o último papa antes do fim do mundo. No século XIII, o arcebispo de Armagh, um monge irlandês chamado Malaquias, supostamente recebeu uma visão mística. Nela, ele viu todos os futuros Papas de Roma, começando com Celestino II e terminando com o último, que seria Francisco. No total, esta lista inclui 112 Papas (Francisco foi o 112º), cada um representado por uma breve descrição simbólica.

O último da lista leva o nome latino de "Petrus Romanus" - Pedro, o Romano. E é precisamente após seu pontificado, de acordo com as linhas proféticas: "Na perseguição final da Santa Igreja Romana, reinará Pedro, o Romano, que apascentará seu rebanho em meio a muitas tribulações, após as quais a cidade das sete colinas será destruída, e o Juiz terrível julgará o povo."

O documento de 900 anos foi encontrado há pouco tempo nos arquivos do Vaticano. Segundo a antiga "Profecia dos Papas", o fim do mundo pode ocorrer já em 2027.

Publicado originalmente em 1595 pelo monge beneditino Arnold de Wyon, foi lançado em 2024 um documentário sobre o Papa Sisto V (1585-1590), a quem se atribui o texto da profecia (Malaquias não a teria redigido).

Acredita-se que seu reinado ocorreu aproximadamente na metade do período previsto e que o fim do mundo ocorrerá exatamente 442 anos depois – ou seja, em 2027.

Há muito já se debate quem seria o último papa. Formalmente Francisco é 112º na lista. Apesar de sei nome não ser Pedro, o fato de o pontífice ter escolhido o nome Francisco (em homenagem a São Francisco de Assis que por sua vez está intimamente associado ao simbolismo profético) deu origem a muitas interpretações.

Quer mais notícias sobre Curiosidades? Acesse nosso canal no WhatsApp

Além disso, Francisco tem repetidamente feito declarações ousadas sobre o futuro da Igreja, a catástrofe climática e a crise espiritual do mundo, temas que são constantemente associados ao "Apocalipse".

Alguns interpretam a antiga profecia como uma indicação de que o Papa Francisco é o "último papa", enquanto outros acreditam que o "último" será aquele que o substituirá ou que este "último" teria autoridade papal questionável.

A maioria dos estudiosos modernos concorda: mesmo que a profecia não seja literal, seu simbolismo pode apontar para o fim de uma era importante na história da Igreja Católica.

De acordo com historiadores, as primeiras 74 previsões sobre papas foram notavelmente precisas. Mas as frases subsequentes tornaram-se mais vagas. Existe a teoria de que o texto foi forjado em algum momento ou que outra pessoa continuou a escrevê-lo, como se o texto estivesse "fracionado".

Apesar do documento, o Vaticano não reconhece a autenticidade da profecia de São Malaquias Ela é considerada uma invenção criada no século XVI para fins políticos. No entanto, dada a notável correspondência entre as descrições da profecia e os verdadeiros papas, ainda restam dúvidas, que foram alimentadas através dos séculos por coincidências que até os céticos consideram impressionantes:

Gloria Olivae" ("Glória da Oliveira"): alguns acreditavam que esta fosse uma previsão do Papa Bento XVI, já que a Ordem de São Bento está associada aos ramos de oliveira.

"De labore Solis" ("Do trabalho do Sol"): uma referência ao Papa João Paulo II, que nasceu durante um eclipse solar.

"Peregrinus apostolicus" ("Peregrino Apostólico"). É frequentemente associado ao Papa Paulo VI, que viajou extensivamente.

O historiador papal Anura Guruge afirma que, apesar de a profecia usar o nome de São Malaquias, não vale a pena prestar atenção nela.

"O fato é que Malaquias é um santo católico, então alguns católicos atribuem qualidades mágicas ou espirituais à visão. O que eles tendem a não entender é que, muito provavelmente, tudo isso é uma falsificação", disse ele em declaração publicada no site "U.S. Catholic".

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Curiosidades

    Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

    Últimas Notícias