plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
BIÊNIO 2021/2023

Nova diretoria do Conselho da Mulher de Marabá toma posse 

O Condim visa promover políticas públicas relacionadas à promoção da melhoria das condições de vida das mulheres

Imagem ilustrativa da notícia Nova diretoria do Conselho da Mulher de Marabá toma posse  camera Posse da nova diretoria do Conselho Municipal das Mulheres | Paulo Sergio / PMM

Aconteceu na tarde desta quarta-feira (17), a posse da nova diretoria do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de Marabá (Condim), no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (SEASPAC), no núcleo Cidade Nova.

Na ocasião, as 14 novas conselheiras tomaram posse. Sete delas de órgãos governamentais e sete de organizações não-governamentais e instituições da sociedade civil. Entre as novas representantes do setor público está Maria Gabriela Rocha da Coordenadoria de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Ela ressalta que o foco será atuar para a melhoria no atendimento à mulher.

“Como coordenadora de saúde da mulher, nossas ações serão voltadas para esse âmbito, mas também no contexto social em que a mulher está inserida em nosso município. A mulher enfrenta desafios todos os dias, a partir do momento que a gente sai de casa. E nesse contexto, nossos desafios serão mais na questão de quebrar tabus que existem em relação à mulher e sua atuação”, pontua.

Durante as falas dos que compuseram a mesa da cerimônia, foi bastante ressaltada a importância do Condim como instrumento de luta em defesa da mulher.

Cláudia Cilene, ex-presidente do Condim e Priscila Veloso, presidente  empossada
📷 Cláudia Cilene, ex-presidente do Condim e Priscila Veloso, presidente empossada |Paulo Sergio / PMM

Para a presidência do Condim foi escolhida Priscila Veloso, secretária adjunta da SEASPAC, dando início à gestão governamental do conselho, após dois anos de gestão da sociedade civil. No Condim, a presidência é rotativa entre as duas alas do conselho. O atual mandato segue até o fim de 2023.

VEJA TAMBÉM:

PM realiza simulação de assalto com refém em Marabá

Operação da PF combate extração ilegal de ouro e manganês

Grávida envolvida em acidente no semáforo da 33 perde bebê
De acordo com a nova presidente do conselho, a expectativa é que o Condim seja fortalecido, em conjunto com as ações da gestão municipal, que ela classifica como bastante sensível e atuante a respeito da causa. “O principal desafio é oportunizar as mulheres que mais precisam; é levar até essas mulheres todas as ações do conselho, levar direitos como saúde, educação e assistência social, oportunidades. Acredito que esse é o principal desafio da construção da política pública voltada para as mulheres”, evidencia.

Durante o último biênio, o Condim foi presidido por Cláudia Cilene de Araújo. De acordo com ela, a palavra que define o momento é gratidão. “O sentimento é de alegria porque acredito que fizemos o que dava pra fazer, mas a sensação é de dever cumprido”, ressalta.

A secretária titular da SEASPAC, Nadjalúcia Oliveira, deu posse às novas conselheiras. Para ela, foram muitas as conquistas nos últimos anos, mas ainda há desafios. “Essa parceria governo e sociedade civil tem avançado muito, em todos os aspectos, como na área da saúde, no direito, assistência social, na educação voltada para as mulheres, mas precisamos ainda avançar muito, como na questão da formação da mulher, da capacitação, na geração de emprego e renda, nessas políticas que dão suporte à vida das mulheres”, reitera.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias