Diário Online
DECRETO

Gretchen pode receber título de cidadã paraense

Artista carioca escolheu viver no Pará há mais de dois anos, após casar com músico paraense. Ela valoriza as peculiaridades culturais e gastronômicas do estado com inteligência e respeito, levando o nome do Pará para os quatro cantos do país

terça-feira, 23/11/2021, 11:36 - Atualizado em 23/11/2021, 11:36 - Autor: Assessoria


O decreto Legislativo nº 54/2021é de autoria da deputada estadual Dilvanda Faro (PT).
O decreto Legislativo nº 54/2021é de autoria da deputada estadual Dilvanda Faro (PT). | Reprodução/Instagram

Maria Odete de Miranda de Souza, conhecida popularmente como Gretchen, pode receber em breve o título de Cidadã do Pará. É o que propõe o decreto Legislativo nº 54/2021 que tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), de autoria da deputada estadual Dilvanda Faro (PT). 

Com uma sólida carreira, de mais de 40 anos, Gretchen é cantora e empresária. Ao longo de sua trajetória artística, Gretchen viu a sua imagem ser usada das mais diversas formas. Uma característica que não lhe pode ser negada é a de “dona de si”. Uma mulher independente, que criou seus filhos sozinha e, entre outras situações, já sentiu na pele o quanto a violência doméstica é cruel. 

Anitta revela doença após sexo com namorados "bem dotados"

Globo promete processar Camila Queiroz, diz jornalista

Engajada em causas que combatem a violência contra às mulheres, em 2020, foi madrinha da campanha alusiva aos 14 anos da Lei Maria da Penha, promovida pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) e pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA). Nesta ação, foi lançada a cartilha “Proteção à Mulher: ações para o enfrentamento à violência doméstica", com foco no enfrentamento à violência contra o gênero feminino. 

Gretchen muito vem fazendo pelo Pará. Casada há dois anos com o músico paraense Esdras Souza, a carioca escolheu Belém para residir. Sua filha caçula, ela adotou em uma cidade do interior do Pará, há mais de dez anos. A artista é mãe de outros seis filhos, entre eles o vereador Thammy Miranda (PL-SP). 

Rainha da internet, durante a pandemia, participou de uma campanha de incentivo à vacinação para combater a covid-19 no Pará, realizada pelo Governo do Estado. 

“A Gretchen é uma mulher que levanta a bandeira do empoderamento, defende causas feministas e luta contra preconceitos, como a homofobia. Sua contribuição ao Pará é de extrema relevância: ela leva o nomo do nosso estado por onde passa. Ela tem orgulho de viver no Pará. Conceder esse título para ela é reconhecer o quanto ela ama o nosso estado”, diz Dilvanda Faro.  

A artista valoriza as peculiaridades culturais e gastronômicas do Estado com inteligência e respeito, garantindo espaço na imprensa nacional em revistas, sites, jornais e programas de TV. Um exemplo de amor às tradições da região é a renovação dos votos de casamento que ocorreu no Marajó, sob as bençãos da Pajé Zeneide Lima, do Instituto Caruanas. 

Em Portugal, a artista recebeu a notícia sobre a concessão do título. “É o Pará, o estado que me deu tudo o que eu sempre quis na vida. Estou sem palavras mesmo!”, comemorou Gretchen. 

O projeto está tramitando na Alepa e segue, em breve, para votação em plenário.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS