plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PROGRAMAÇÃO GRATUITA

Festival Laranja Mecânica agita Capitão Poço

Inspirado nos subgêneros do rock autoral, o Laranja Mecânica abre espaço este ano para ritmos variados, tendo como convidado especial, o mestre da guitarrada Manoel Cordeiro. Confira!

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Festival Laranja Mecânica agita Capitão Poço camera Banda Los Pelicanos. | Foto: Bianca Moraes

O Festival Laranja Mecânica chega à 11ª edição nos próximos dias 4, 5 e 6 de setembro (quinta, sexta e sábado), no município de Capitão Poço, Nordeste do Pará. Inspirado nos subgêneros do rock autoral, o Laranja Mecânica abre espaço este ano para ritmos variados, tendo como convidado especial, o mestre da guitarrada Manoel Cordeiro. Artistas filhos da terra também irão se apresentar, como Netto Lima, Sandrinha Eletrizante e Melque do Marco, além de bandas locais. A programação é gratuita.

O nome do festival faz referência ao fruto que é a principal fonte do agronegócio local e que levou a cidade a ser conhecida como “Terra da Laranja”. Mas também flerta de forma divertida com o título do icônico filme de Stanley Kubrick, de 1972.

O Laranja Mecânica foi idealizado pelos integrantes das bandas de rock autoral Imagem Distorcida, Esquadrão Cachorro Amarelo e Laranja Lo-fi, que não existem mais, mas cuja parte dos integrantes fundou depois a banda Los Pelicanos, atual realizadora do festival por meio de um coletivo.

“Nosso festival tem história e valor sentimental para muitas pessoas de Capitão Poço e de cidades vizinhas. Foi o primeiro festival alternativo da região e que continua servindo de palco para muitos artistas e dando acesso ao público”, conta Yan Pereira, coordenador do Laranja Mecânica e fundador de Los Pelicanos. “Nossa expectativa, para este ano, é manter a essência do festival e ampliar o seu alcance e visibilidade, oferecendo uma estrutura maior e uma experiência melhor ainda para que consigamos continuar trazendo arte e cultura para Capitão Poço”.

“Capitão Poço é uma cidade muito especial com grandes artistas. O Laranja Mecânica tem uma importância cultural no Nordeste do Pará. Eu adoro ver a cena se movimentando, de ver como os jovens artistas entendem a música e poder dialogar com eles”, declara Manoel Cordeiro. Durante a programação, ele vai ler o seu manifesto “MPB feita na Amazônia”, que reivindica a valorização da música regional, e, ainda, vai tocar com a sua nova banda Sonora Amazônia, formada por Renata Del Pinho (voz), Michael Yamada (baixo), Augusto César (bateria) e Ígor Capela (guitarra). “O show, tenho certeza, vai ser muito legal.”

Atividades formativas

A programação inicia com as atividades formativas voltadas a artistas e produtores culturais, no Espaço Social JCA. Na quinta-feira, 4, haverá a palestra sobre Salvaguarda do patrimônio cultural, das 19 às 21h. Na sexta, 5, palestras sobre Gerenciamento de carreira musica, das 19 às 20h30, e Plataformas digitais, ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) e Direitos autorais, das 20h30 às 22h. E, no sábado, 6, Manoel Cordeiro fala com os participantes sobre o manifesto MPB feita na Amazônia, seguida de uma roda de conversa sobre produção cultural no interior, das 18h às 19h30.

Quer mais notícias sobre Música? Acesse nosso canal no WhatsApp

Shows

O festival vai oferecer shows gratuitos no último dia do evento, no sábado, 6, a partir das 19h, no Espaço Social JCA. A banda Automóveis, de Capitão Poço, abre a programação musical, seguida das bandas Tajmahal e The Boz, de Capitão Poço e de Capanema, respectivamente, com o esperado rock autoral da cena regional.

Logo depois, Sandrinha Eletrizante e Melque do Marco sobem juntos ao palco para um show dançante de tecnomelody, indie internacional e outros gêneros brasileiros. Na sequência, a banda anfitriã, Los Pelicanos, apresenta o seu show de rock com a participação especial do rapper Garça Negra. E o cantor e compositor Netto Lima embala o público com Música Popular Brasileira em show solo.

Manoel Cordeiro será a penúltima atração, acompanhado da sua banda Sonora Amazônia, de Belém. E, para o show, reservou seus sucessos autorais, que incluem clássicos gravados pela banda Warilou e instrumentais de lambada e guitarrada, que prometem pôr todo mundo para dançar. O encerramento do festival fica por conta da Dj Jamilão Perturbação, de Capitão Poço.

Cultura em Movimento

O Laranja Mecânica é realizado pelo ”Cultura em Movimento - 1° Circuito de Festivais Musicais do Nordeste Paraense“, que também promoveu o 11º Festival Eco Rock, em Primavera, no último mês de julho, e, ainda este ano, fará o 7º Festival Rio Ouricuri, nos dias 4, 5 e 6 de dezembro, em Capanema, e o 14º FestiRimbó, em 18, 19 e 20 de dezembro, em Santarém Novo.

O 11o Festival Laranja Mecânica é realizado pelo Coletivo Laranja Mecânica, empresa cultural Passarinho Urbano e Instituto Rede Cultura em Movimento (IRCEM). O patrocínio é do Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios, Programa Rouanet Norte, governo federal, Ministério da Cultura (MinC). Apoio: Ritual.

SERVIÇO

11º Festival Laranja Mecânica

Dias: 4, 5 e 6 de setembro (quinta, sexta e sábado)

Shows no sábado, 6, a partir das 19h, Espaço Social JCA

Local: Capitão Poço, Nordeste Paraense

Gratuito

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Música

    Leia mais notícias de Música. Clique aqui!

    Últimas Notícias