Com a saída de Vinícius Eutrópio do comando técnico do Papão, a expectativa em cima de Roberto Fonseca cresce cada vez mais por parte da torcida do clube. O que o treinador paranaense tem a acrescentar ao Papão?
Roberto Fonseca teve excelente passagem pelo Grêmio Novorizontino, no entanto, foi o único clube em que o técnico de 59 anos teve alguma longevidade nos últimos anos. Com 20 anos de carreira, o treinador já esteve no comando de 40 times do futebol brasileiro, segundo informações do site OGol.
O técnico não possui nenhum título brasileiro, entretanto, sua maior conquista foi a tradicional Copa do Nordeste, onde grandes times, como: Fortaleza, Ceará, CSA, Bahia, Vitória dentre outros disputam. Fernandes levantou o caneco a frente do Sampaio Corrêa, batendo o Bahia na final.
Seu último trabalho foi à frente do Londrina, onde disputou o campeonato paranaense e o início da segundona, de 2021. Após deixar o time na vice-lanterna da competição, diretoria e treinador decidiram, em comum acordo, por sua demissão.
NÚMEROS (Com informações de FB SCOUT)
Os números do treinador em seu último clube em que teve alguma longevidade, que foi o Grêmio Novorizontino, no Campeonato Paulista de 2020, mostram uma equipe treinada para ter consistência defensiva, mas que tem dificuldades no ataque quando o assunto é fazer gols.
Durante o estadual daquele ano foram apenas 12 gols marcados, ficando em 11º, lembrando que a competição possui 16 times. Por outro lado, a equipe sofreu apenas 10 gols, sendo a segunda melhor defesa do campeonato, perdendo apenas para o Palmeiras.
O time de Fonseca em 2020 provou que não gosta de ficar com a bola no pé, sendo uma equipe mais reativa e de muitas transições. A média de posse de bola foi de 45%, ocupando a 12ª colocação entre as 16 equipes.
Quando o assunto é finalização, pelo menos em números, a equipe treinada pelo novo comandante bicolor apresentou um bom número. Durante o Paulistão, foram 163 finalizações pró, ficando no 7° lugar nesse quesito.
Para reforçar o fato dos trabalhos do treinador terem como característica a consistência defensiva, foram somente 160 finalizações contra, ficando assim, em 4º lugar.
Ao final do Paulista, o Novorizontino ficou com 49% de aproveitamento.
PERSPECTIVA
A perspectiva inicial é que o treinador possa melhorar o time utilizando bem as novas peças, como é o caso de: Rildo, Thiago Santos e Gampola, trio de ataque contrato recentemente. No entanto, não será Roberto Fonseca que levará o Paysandu à um novo patamar, o treinador pode ser muito útil na temporada com toda sua experiência e acessos.
E MAIS - Cristiano Ronaldo coomeça pré-temporada na Juventus; Veja retorno
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar