Conhecido por ser um dos campeonatos mais difíceis do futebol Brasileiro, a Série C tem em seu "cardápio" clubes já tradicionais do futebol, assim como equipes consideradas novatas, o que faz a competição se tornar mais imprevisível a cada ano.
A Associação Nacional de Clubes de Futebol (ANCF), que tem sede localizada em Florianópolis, vai sugerir para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a proposta de mudar o formato de disputa da Série C do Brasileirão em 2023. A sugestão será para que a competição seja jogada no mesmo formato que as Série A e B do Brasileiro, inteiramente em pontos corridos.
A ideia da ANFF é levar adiante a proposta já em janeiro de 2022, conforme adiantou Francisco Battistotti, em entrevista para a Rádio CBN Diário, de Santa Catarina.
LEIA TAMBÉM: Executivo nega interesse do Paysandu em Rafael Moura
"Na primeira semana de janeiro temos uma reunião na CBF com os líderes da Série C para acertar e tentar convencê-los a mudar a fórmula do campeonato. Tem uma disparidade muito grande. Se fizermos pontos corridos, um jogando contra o outro, é mais justo. É como uma Série B. Não sei o que a CBF pensa ainda. É mais caro, mas você também tem que buscar recursos. Quando faz pontos corridos, o produto melhora também", disse.
FORMATO ATUAL
Desde 2020 a Série C é disputada no seguinte modelo: 1ª fase com dois grupos de 10 times, desses 4 passarão de cada grupo e posteriormente jogarão a 2ª fase, onde, divididos em dois grupos, os 8 times se enfrentam em partidas de ida e volta (18 jogos no total), para decidir primeiro e segundo colocados (que sobem automaticamente para a Série B). Os dois primeiros colocados disputam a final da competição.
VEJA MAIS:
+ Atacante ex-Manaus está próximo de acerto com o Remo
+ Paysandu define elenco para pré-temporada em Barcarena
+ Entenda a situação envolvendo Fortaleza e meia inglês
ANTIGO FORMATO
A mudança foi feita depois do período entre 2012 a 2019, quando a competição era disputada com dois grupos regionalizados de dez equipes. Os duelos eram de ida e volta entre os times da mesma chave. Em seguida, os quatro melhores de cada lado avançaram para uma sequência de mata-mata.
+ Rony minimiza polêmicas e comenta retorno ao Clube do Remo
REMO E PAYSANDU
Os dois maiores times paraenses disputarão a competição na próxima temporada. Pelo quarto ano seguido na Série C, o Papão tentará novamente o acesso, que não acontece desde o rebaixamento da equipe, em 2018. Já o Leão, tenta reatar a competição nacional, uma vez que foi rebaixado neste ano.
VEJA TAMBÉM A RETROSPECTIVA 2021 DO DOL!
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar