
Você sabe o que é a Superliga Europeia e as polêmicas que a envolvem? Idealizada pelo atual presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, foi o projeto de uma possível competição anual de futebol de clubes planejada para ser disputada por um grupo exclusivo de clubes europeus de ponta, destinada a rivalizar com a Liga dos Campeões da UEFA.
A criação da competição, formada por 12 grandes clubes europeus, foi anunciada em 18 abril de 2021. Detalhe, o trabalho de um paraense colaborador do DOL foi destaque em meio a polêmica. Isso mesmo.
Na última quinta-feira (12), Javier Tebas Medrano, presidente da La Liga (Liga de Futebol da Espanha), publicou uma charge do cartunista e profissional multimídia do DOL Emerson Coe. O trabalho realizado pelo artista, ironiza a possível criação de uma liga com clubes seletos, de ponta e com muito poder aquisitivo.
La Superliga es el lobo, que hoy se disfraza de abuelita para intentar engañar al fútbol europeo, pero SU nariz y SUS dientes son muy grandes, ¿cuatro divisiones en europa? Claro la primera para ellos, como en la reforma de 2019.¿Gobierno de los clubes? Claro solo de los grandes pic.twitter.com/y0IQmLzS6W
— Javier Tebas Medrano (@Tebasjavier) February 9, 2023
A publicação do paraense repercutiu em vários jornais espanhóis, como os prestigiados "As" e o "La Nacion". A charge também foi vista em um site do Barcelona, ex-clube do craque argentino Lionel Messi e do Brasileiro Neymar.


Na charge está um lobo vestido de vovozinha representando o novo projeto tentando enganar a "chapeuzinho vermelho", que na imagem, indica as outras ligas do futebol europeu.
"A Superliga é o lobo que hoje se disfarça de avó para tentar enganar o futebol europeu, mas o seu nariz e os seus dentes são muito grandes. Quatro divisões na Europa? Claro que a primeira seria para eles, tal como na proposta de 2019. Governação dos clubes? Só dos grandes, claro", escreveu Tebas no Twitter.
LEIA TAMBÉM:
+ Cartunista do DOL é selecionado em exposições internacionais
+ Multimídia do DOL é selecionado para prêmio da Campus Party
+ Reportagem do DOL ganha prêmio Simineral de Jornalismo
De acordo com Emerson Coe, a criação da Superliga europeia é só uma: "engolir as outras ligas". "O papo é o seguinte, a Superliga quer engolir todas as ligas da Europa. Está se fazendo de amiguinha, mas na realidade quer acabar com todas as ligas para existir apenas ela", disse.

Conforme informações do jornal americano The New York Times, Manchester United, Manchester City, Liverpool, Arsenal, Chelsea, Tottenham, Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madrid, Juventus, Milan e Inter de Milão são os clubes fundadores da proposta.
Ainda segundo o jornal, clubes como Borussia Dortmund, Bayern de Munique e Porto recusaram a oferta de participar do projeto.
Emerson Coe já teve trabalhos publicados em várias feiras especializadas no Brasil e no mundo. Ele também já ganhou inúmeros prêmios no jornalismo.
E MAIS - VEJA TAMBÉM EM FUTEBOL INTERNACIONAL
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar