Com a confirmação de Paysandu e Tuna Luso Brasileira na decisão do Campeonato Paraense, além dos horários e datas que já foram definidos pela Federação Paraense de Futebol (FPF), os locais dos dois jogos da disputa pelo título de 2021 também já estão confirmados: Souza e Curuzu.

Devido a grande reforma que acontece na principal praça de esportes do estado do Pará, que é o estádio Mangueirão, os estádios particulares dos clubes da capital - Remo, Paysandu e Tuna - voltam a ser protagonizar grandes jogos do futebol estadual na atual temporada. 

Equipe do Paysandu campeã de 1969
📷 Equipe do Paysandu campeã de 1969 |Arquivo/Paysandu

Conforme informações do pesquisador Jorginho Neves, a última vez que Paysandu e Tuna Luso decidiram em seus estádios foi no estadual de 1970, mas que foi disputado apenas em 1971. A equipe bicolor buscava o bicampeonato, pois havia conquistado o título de 1969, por outro lado, os cruzmaltinos queriam reconquistar o título depois de 12 anos.

Elenco da Tuna Luso Brasileira, campeã do Parazão de 1970
📷 Elenco da Tuna Luso Brasileira, campeã do Parazão de 1970 |Arquivo/Tuna Luso

No jogo de ida, realizado dia 14 de março, no estádio do Souza, a Lusa venceu por 3 x 2. A partida de volta aconteceu no dia 21 de março, no estádio da Curuzu, e novamente a Tuna vence o Paysandu por 1 x 0, gol de Gonzaga. Após as duas vitórias conquistadas, a Tuna Luso Brasileira levantou o troféu. Além do mais, o destaque dos dois jogos foi o goleiro Omar que fez grandes defesas.

OS PROTAGONISTAS DA DECISÃO

 Jogo de ida:

Domingo, 14 de março de 1971        

Tuna Luso 3 x 2  Paysandu

Local: Francisco Vasques, Belém     

Juiz: Manoel Amaro

Gols: Nilson, Leonidas, Marinho (penalti) - Carvalho (contra), Tito   

Paysandu: Arlindo; Paulo Tavares, Osmani, João Tavares (Joaquim) e Carlinhos; Beto e Quarentinha (Tito);  Mário, Jorge Costa Bene e Vila.

Técnico: Gaúcho

Jogo de volta:

Domingo, 21 de março de 1971

Paysandu 0 x1 Tuna Luso       

Local: Curuzu, Belém  

Juiz: Manoel Amaro    

Renda: Cr$ 42.400,00

Gol: Gonzaga  

Paysandu: Arlindo; Paulo Tavares (Beto), Osmani, Joaquim e Carlinhos (Paulo Tavares); Beto (Tito) e Quarenta; Mário (Amaral), Jorge Cota, Bené e Vila.     

Técnico: Gaúcho

Tuna Luso: Omar; Marinho, Abel, Carvalho e Acari; Antenor e Waltinho; Fefeu, Mesquita, Leônidas (Nilson) e Gonzaga

📷 Ficha técnica de Paysandu e Tuna, na decisão do Parazão de 1970. |Reprodução

Passados mais de 50 anos, e com características bem semelhantes à última final em seus estádios, Papão da Curuzu e Águia do Souza estarão novamente frente a frente disputando o título estadual de 2021, com a expectativa de dois emocionantes jogos que serão realizados com total cobertura do portal DOL. 

Estádios de Paysandu e Tuna voltam a ser os locais da decisão do Parazão Foto: Ascom Paysandu; Ascom Tuna

MAIS ACESSADAS