O presidente Jair Bolsonaro anunciou para esta terça-feira (10), dia agendado para votação da PEC do voto impresso no Congresso, um desfile de tanques de guerra em Brasília. O chefe de Estado maior pretende mostrar força com o comboio de veículos pela Esplanada dos Ministérios.

O desfile está sendo encarado como uma forma de Bolsonaro mostrar força mesmo com a provável derrota na votação da PEC. Um levantamento feito pelo jornal O Globo entre os 24 partidos, 15 votariam contra a Proposta de Emenda à Constituição.

De acordo com o portal UOL, além de tanques, o desfile contará com veículos como lança-mísseis e estacionará em frente ao Palácio do Planalto, onde o comandante fará a entrega do convite a Bolsonaro para presenciar o maior treinamento militar da Marinha no Planalto Central, a "Operação Formosa". No comboio, Bolsonaro utilizará parte da frota de blindados do exército brasileiro.

Segundo o site especializado Global Fire Power, o Brasil possui 439 tanques de guerra, dos quais destacam-se os modelos Leopard, da Alemanha, T-90, da Rússia, e Stingray, da Tailândia.

VEJA TAMBÉM!

A frota corresponde a 13,8% de toda composição terrestre disponível ao exército brasileiro, perdendo apenas para os veículos blindados de combate, com 2.000 unidades (62,9%) e a artilharia rebocada, com 546 (17,2%). As Forças Armadas contém, ainda, 136 veículos de artilharia autopropulsada (4,3%) e 60 lançadores múltiplos de foguetes (1,9%).

O Brasil possui a 34ª maior frota do planeta, logo atrás dos 470 da Mongólia e à frente dos 434 dos Emirados Árabes Unidos. 

A maior frota de tanques do mundo é da Rússia, com incríveis 13 mil, bem à frente da Coreia do Norte, com 6.145. Os Estados Unidos aparecem em terceiro colocado, com 6.100, seguidos pela Índia, 4.730, e a Síria, 3.740.

MAIS ACESSADAS